Covid-19

Coronavírus: Ambev vai doar 25 mil unidades de álcool em gel em Pernambuco

Ao todo, a cervejaria produziu um milhão de unidades de álcool em gel

Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Com o intuito de ajudar a combater à pandemia do novo coronavírus, nesta segunda-feira (06), a companhia pela produção de vários rótulos de cerveja no Brasil, a Ambev, informou que vai doar 25 mil unidades de álcool em gel para Pernambuco, após conseguir dobrar sua produção do insumo nas últimas semanas.

Ao todo, a Ambev produziu um milhão de unidades de álcool em gel, que serão distribuídas, de acordo com as necessidades locais, às Secretarias Estaduais de Saúde das 27 unidades federativas do Brasil.

Produto

O produto será disponibilizado em garrafas em PET como as utilizadas para as bebidas da empresa. De acordo com a cervejaria, para ampliar a doação, foi criado linhas de produção exclusivas em algumas unidades, além de adquirir novos equipamentos para as cervejarias localizadas em Piraí, no Rio de Janeiro e em Jaguariúna, em São Paulo, que vão fazer a extração do álcool que vem do processo produtivo da cerveja e também o envase do álcool em gel.

>>Coronavírus: Brasil tem 553 mortes e 12 mil casos confirmados

>>Covid-19: mercadinho recebe doações para pessoas que passam fome no Recife

>>Bebê de grávida morta por coronavírus precisa de doação de leite

Transformação

Ainda segundo a Ambev, para transformar o álcool em gel o Centro de Engenharia da empresa desenvolveu uma fórmula nova, que dispensa o uso do carbopol – uma matéria-prima que está em falta no mercado e que dificultava a ampliação da produção.

Coronavírus em Pernambuco

O número de mortes por coronavírus subiu para 30 em Pernambuco, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta segunda-feira (06). Também foram confirmados mais 22 casos da Covid-19 no Estado, subindo para 223 ocorrências da doença. Entre os óbitos, está o de um adolescente de 15 anos e o de uma mulher grávida. O bebê foi retirado com vida, durante uma cesárea, na madrugada do sábado (4), com 31 semanas. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo informação do UOL, em estado grave.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.