
Aumento de confirmações do novo coronavírus, nas últimas 24 horas, é 1.781 casos
A pandemia do novo coroanvírus segue em crescimento no Brasil - Foto: Leo Motta/JC Imagem
Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (10), os números atualizados do novo coronavírus. De acordo com o órgão, o número de infectados pela covid-19 é de 19.638, representando um aumento de 1.781 casos em relação ao balanço divulgado na quinta-feira (09). Além disso, o número de mortes no país superou mil casos. Até o momento, foram registradas 1.056 mortes pela doença. A taxa de letalidade do vírus no Brasil é de 5,4%.
O estado de São Paulo ainda concentra o maior número de casos (8.216) e de mortes (540). O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 2.464 casos e 147 mortes. Na Região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 981, além de 50 mortes.
No Nordeste, o Ceará se destaca, com 1.478 casos e 58 mortes. No Centro-Oeste, o Distrito Federal tem o maior número de casos, muito à frente dos demais, com 555 casos e 17 mortes. Os estados do Sul do país apresentam números de casos mais próximos. Santa Catarina é o estado da região com mais casos, 693, e o Rio Grande do Sul com menos casos, 636.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
A informação foi repassada pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres)
A polícia investiga se o crime tem envolvimento com o tráfico de drogas
Ao todo, são 120 vagas, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva - UTI