Covid-19

Técnica em enfermagem morre com suspeita de coronavírus em Pernambuco, após não conseguir vaga em UTI

A vítima lutou por mais de 24 horas por uma UTI, mas não conseguiu e morreu

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/04/2020 às 15:35
Arquivo Pessoal
FOTO: Arquivo Pessoal

A técnica em enfermagem, identificada por Williane Maily Lins dos Santos, de 30 anos, morreu na noite da última sexta-feira (17), com suspeita do novo coronavírus, no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Segundo a família, há mais de uma semana a vítima reclamava de dor na garganta e, nas vezes que procurou o posto de saúde, era medicada e orientada a voltar para casa. Os médicos acreditavam que se tratava de laringite.

Porém, a profissional de saúde passou a ter falta de ar e foi socorrida novamente para o hospital. Com o quadro de saúde delicado, familiares cobraram a transferência da moça para um leito de UTI, mas teriam sido informados que não havia vaga disponível e que o processo dependia da Central de Regulação de Leitos do Governo do Estado.

Espera

Após mais de 24 horas de espera pela transferência, a técnica não resistiu e morreu depois de sofrer uma parada cardíaca. De acordo com a médica nefrologista, Suzana Melo, que também era chefe da profissional de saúde, diz que também tentou ajudar encontrando leitos de UTI disponíveis em diversos hospitais do Recife. Ela acredita que Williane não recebeu atenção necessária.

Mãe inconsolável

Diante da suspeita de morte provocada por Covid-19, a mãe da vítima, Maria Soares, precisou ir ao sepultamento sozinha. Ela está inconsolável e não tem dúvidas de que a morte da filha foi provocada pela burocracia.

>>Confira alguns exercícios para fortalecer a musculatura respiratória

Nota da SES-PE na íntegra

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que a paciente citada foi admitida, na última quinta-feira (16.04), no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, com quadro moderado de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Na tarde da sexta-feira (17), ela teve uma piora no quadro clínico e foi solicitada uma vaga de UTI à Central de Regulação de Leitos. O leito foi disponibilizado ainda na noite do mesmo dia em um hospital privado. Infelizmente a paciente teve uma piora súbita antes que fosse possível realizar a transferência.

É importante ressaltar que o processamento das amostras não acontece nas unidades de saúde e sim no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) ou em algum dos laboratórios parceiros do Governo de Pernambuco. A paciente teve a coleta de swab devidamente realizada para a análise laboratorial. As amostras estão em investigação.

Por fim, a SES-PE destaca que, dentro dos esforços do Governo de Pernambuco para ampliar a rede de assistência para o atendimento de pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, diariamente novos leitos estão sendo abertos. Em pouco mais de 30 dias, o Estado já conta com 646 leitos abertos dedicados exclusivamente para a doença, sendo 319 de UTI.

Coronavírus em PE

Neste domingo (19), Pernambuco confirmou 266 novos casos do novo coronavírus. Agora, o Estado totaliza 2.459 casos confirmados. Também foram confirmadas laboratorialmente 11 novas mortes, sendo (6 homens e 5 mulheres). Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 19 e 97 anos. Com isso, o Estado totaliza 216 mortes pela Covid-19. Os dados foram divulgados pela SES-PE.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.