Covid-19

Covid-19: Pernambuco tem postos de testagem para profissionais da saúde e segurança

Familiares dos servidores de ambas as áreas também podem receber o atendimento

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/04/2020 às 17:53
Divulgação/ Governo de Pernambuco
FOTO: Divulgação/ Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco abriu dois centros avançados de testagem para profissionais das áreas de saúde e da segurança, bem como dos seus familiares, com os quais tenham contato domiciliar e que estejam apresentando sintomas gripais. Os postos funcionam diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 17h, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda. As unidades estão sob a sob a coordenação das secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Administração (SAD).

Testes

No local podem ser realizados dois tipos de exames: o RT-PCR, nos casos dos profissionais, preferencialmente testado até o sétimo dia do início dos sintomas gripais, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas; e o teste rápido, para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72h desde o desaparecimento dos sintomas.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, os centros serão essenciais para realização de ampla testagem dos profissionais."Além de tranquilizar o profissional ou familiar que apresente sintomas gripais, reservando um local específico para a testagem rápida e segura, essa iniciativa dará maior agilidade e transparência ao diagnóstico desse público”, ressaltou.

Agendamento

Para realizar a testagem, o profissional de saúde ou de segurança precisa agendar o atendimento por e-mail (para a unidade Cefospe: [email protected]; e para unidade Cecon: [email protected]), anexando uma solicitação escrita da chefia imediata da unidade onde atua. O mesmo protocolo serve para os familiares do profissional, que precisam apresentar a solicitação escrita da chefia imediata do parente.