PANDEMIA

Brasil registra 78.162 casos confirmados do novo coronavírus; 34 mil pessoas estão recuperadas da doença

Os dados foram confirmados pelo Ministério da Saúde

Brasil registra 78.162 casos confirmados do novo coronavírus; 34 mil pessoas estão recuperadas da doença

Os dados também apontam que mais de 34 mil brasileiros já se recuperaram da doença. - Foto: Pixabay

Agência Brasil

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil confirmou, nesta quarta-feira (29), 78.162 casos confirmados do novo coronavírus. Ao todo, 38.564 pacientes estão em acompanhamento. Já o número de mortes por covid-19 chega a 5.466, com acréscimo de 449 novos óbitos nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade do vírus no país está em 7%. Tanto o número de casos, quanto o de mortes registraram crescimento de 9%.

Recuperados

Os dados também apontam que mais de 34 mil brasileiros já se recuperaram da doença. 

Ajuda a estados e municípios será de R$ 130 bilhões, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu hoje (28) que o acordo com o Senado para enviar R$ 130 bilhões para o socorro aos estados e municípios está próximo de ser concluído. Ele disse que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, compreendeu a necessidade de estabelecer uma contrapartida de estados e municípios para receber os recursos da União, no projeto de lei.

Aposentados e militares já podem ser contratados para a Previdência

O governo federal autorizou o Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a realizarem chamamento público para contratação temporária de pelo menos 8.230 servidores aposentados e militares inativos. O edital de seleção deverá ser publicado em até seis meses, mas a contratação está autorizada a partir de hoje (28).

A contratação de militares inativos e de servidores civis federais aposentados foi a forma encontrada pelo governo para para reforçar o atendimento nas agências da Previdência e reduzir o estoque de pedidos de benefícios em atraso no INSS. O número de pedidos com mais de 45 dias de atraso passa de 1,3 milhão.

Governo estima em 150 mil o número de desempregados de março a abril

O Ministério da Economia estima que houve um aumento de 150 mil pessoas desempregadas no país entre março e a primeira quinzena de abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2019, em razão da crise causada pelas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) no Brasil.

Os números são baseados, segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, nos pedidos de seguro-desemprego registrados pelo órgão e na estimativa de demanda reprimida de pessoas que não conseguiram solicitar o seguro por causa das restrições do atendimento presencial aos trabalhadores.

Coronavírus em PE

Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (29), 470 casos novos da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o boletim enviado pela Secretaria Estadual de Saúde, entre os novos, 187 casos se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves. Além desses, há outros 283 casos leves (profissionais de saúde e segurança, além dos seus contatos e pacientes ambulatoriais da rede privada).

Agora, o Estado totaliza 6.194 casos confirmados (4.045 casos graves e 2.149 casos leves). Também foram confirmados laboratorialmente 30 novos óbitos. Com isso, o Estado totaliza 538 mortes pela Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.