Solidariedade

Confira quais instituições precisam de você para ajudar atingidos pela pandemia do coronavírus

Projeto Atitude Cidadã - Está em nossas mãos tem como objetivo sensibilizar cidadãos e empresários a se engajarem em ações contra a pandemia

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/05/2020 às 16:25
ARTE/ SJCC
FOTO: ARTE/ SJCC

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, que tem afetado diversos setores da sociedade, pessoas físicas e instituições fazem uso de um poderoso artifício para combater a crise: a solidariedade. Muitos grupos se mobilizam para arrecadar doações financeiras e de alimentos, cestas básicas, itens de higiene pessoal e limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social. Outros setores precisam de insumos e materiais para abastecer unidades de saúde ou para dar seguimento a tratamentos médicos.

Por isto, a Rádio Jornal em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) e todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação lançou o projeto Atitude Cidadã - Está em nossas mãos!, divulgando as iniciativas e estimulando doações para organizações que estão atuando para minimizar os efeitos da pandemia. Na próxima quarta-feira (13), durante todo o dia, as seis emissoras que compõem a rede da Rádio Jornal (Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Limoeiro e Pesqueira) estarão engajadas para dar visibilidade às boas ações. Toda programação da rádio vai abordar o assunto, desde o programa A Voz do Povo, às 5h, até o Movimento, que termina à meia-noite.

GAC - Grupo de Ajuda à Criaça Carente com Câncer

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) é uma instituição filantrópica que atua há 23 anos prestando assistência ao tratamento de crianças com câncer infanto-juvenil. Em média, por dia, a instituição realiza o atendimento de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em internamento. O GAC-PE aceita doações financeiras, assim como de insumos como leite, fraldas e até voluntariado virtual.

Aplicativo Gac-PE

Fundação Terra

A Fundação Terra está arrecadando alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal
A Fundação Terra está arrecadando alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal
Divulgação/ Fundação Terra

A instituição realiza atividades de educação, saúde e ações sociais em comunidades da cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A entidade foi criada em 1982 e desenvolve ações que ajudam famílias com suas necessidades básicas como habitação e alimentação. No plano emergencial para arrecadação financeira durante a pandemia da covid-19, a Fundação Terra necessita de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Como ajudar?

Fundação Terra

Doar para a Fundação Terra

Endereço: Rua Alfredo de Souza Padilha, s/nº | Bairro São Cristóvão.

Telefone: (081)9.9880-8482.

Site da Fundação Terra

Mulheres do Bem

O grupo Mulheres do Bem realiza arrecadação financeira, por meio de doações diretas ou objetos para a venda, comercializados através do Instagram. A renda obtida é destinada a instituições. Entre as organizações que já foram beneficiadas com as doações estão o Hospital Oswaldo Cruz, o Lar Cristo Redentor, o NACC, o GAC e o Lar do Amanhã, entre outros.

Como ajudar?

Basta entrar em contato com o grupo através o Instagram do Mulheres do Bem (@mulheres_dobem) ou pelo telefone (081) 98814.0225.

Unificados pela População em Situação de Rua

O grupo Unificados pela População em Situação de Rua pede doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de roupas
O grupo Unificados pela População em Situação de Rua pede doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de roupas
Reprodução/ Instagram

Devido à pandemia do novo coronavírus, o grupo Unificados pela População em Situação de Rua montou uma ação estratégica e emergencial chamada #todospelarua. A ação oferece banho e alimentação (café da manhã e jantar). O grupo pede doação de alimentos (fubá, arroz, biscoito, legumes, mortadela, café, pão, macarrão, bolacha, ovos, leite em pó e água), produtos de higiene e limpeza (saco de lixo, copos, pratos e talheres descartáveis, sabonete, pasta de dente, escova, shampoo e absorvente), além de roupas. A doação também pode ser financeira.

Como ajudar?

Unificados pela População em Situação de Rua

Endereço: Avenida Martins de Barros, 387 - Santo Antônio. Recife-PE. (Para doação de alimentos).
Praça da República, S/N - Santo Antônio, Recife-PE - Entrada pela Rua do Sol. (Para doação de roupas e itens de limpeza e higiene).

Telefone: (081) 99612.9898.

IMIP - Instituto Materno Infantil

A menina com leptospirose está internada no Imip
O Imip pede doações financeiras para custear as despesas com compra de equipamentos, medicamentos e materiais de insumo
Acervo/JC Imagem

O Imip passou a atender, via Central de Regulação do Estado, gestantes com suspeita do novo coronavírus, assim como adultos com suspeita da doença. Devido a isto, a instituição pede doações financeiras para custear as despesas com compra de equipamentos, medicamentos e materiais de insumo.

Como ajudar?

IMIP

Endereço: Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista Recife/PE.

Telefone: (81) 2122.4704/99647.5273.

HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

Hospital de Câncer de Pernambuco integra ação nacional de combate ao câncer de pele
O HCP continua realizando tratamentos oncológicos, incluindo consultas e sessões de quimioterapia
Acervo JC Imagem

O HCP (Hospital de Câncer de Pernambuco) presta atendimento a aproximadamente 55% dos pacientes oncológicos de Pernambuco e precisa de doações, por ser uma instituição filantrópica. Durante a pandemia, o hospital continua realizando tratamentos oncológicos, incluindo consultas e sessões de quimioterapia.

Como ajudar?

Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer

Endereço: Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE.

Telefone: (81) 3217.8290.

Doar para o HCP

HUOC - Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Hospital Oswaldo Cruz confirmou a suspensão das cirurgias por falta de derivados do sangue
A campanha Com Vida arrecada lanches para quem trabalha no HUOC, desde portaria, até a equipe de saúde
Foto: Edmar Melo/ JC Imagem

Uma das unidades de referência para pacientes com suspeita do novo coronavírus em Pernambuco, profissionais do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) realizam a campanha Com Vida, para arrecadar lanches para quem trabalha na unidade, desde portaria, até a equipe de saúde. Diariamente, a ação distribui cerca de 300 lanches.

Como ajudar?

HUOC/Com Vida

Para doações de lanches:
Mensagem direct pelo Instagram: @comvidahuoc

WhatsApp: (081) 98191-1332.

HC - Hospital das Clínicas

Os serviços do setor foram reduzidos e transferidos para uma outra área do hospital
O HC recebe doações de aventais, máscaras, luvas de procedimento, entre outros itens
Bobby Fabisak/ JC Imagem

Instituições e pessoas físicas interessadas em realizar doações para o Hospital das Clínicas (HC), unidade vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no enfrentamento ao novo coronavírus, devem entrar em contato com o HC pelo telefone. O hospital recebe doações de aventais impermeáveis (capotes), máscaras, luvas de procedimento, capacete/viseira com visor transparente, touca descartável, álcool em gel 70º, avental hospitalar manga longa, óculos de segurança de policarbonato, propés e fraldas.

Como ajudar?

Hospital das Clínicas
Telefone: (81) 2126.3604/3606, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Dúvidas: [email protected] (Setor Jurídico) e [email protected] (Gerência Administrativa).

UPE - Universidade de Pernambuco

Hospital Oswaldo Cruz confirmou a suspensão das cirurgias por falta de derivados do sangue
Hospital Oswaldo Cruz confirmou a suspensão das cirurgias por falta de derivados do sangue
Foto: Edmar Melo/ JC Imagem

O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (UPE) está realizando uma campanha de arrecadação para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus nos hospitais que fazem da instituição, que são o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (Procape) e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). O Iaupe pede doação de luvas de procedimento e estéreis, máscaras, óculos de proteção, viseira, aventais impermeáveis, macacões, pro pés, toucas e espaçadores respiratórios.

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

O Ruralinda Solidária está recolhendo doações de alimentação, produtos de limpeza e de higiene pessoal
O Ruralinda Solidária está recolhendo doações de alimentação, produtos de limpeza e de higiene pessoal
DIVULGAÇÃO/UFRPE

Na tentativa de reduzir os impactos causados pela Covid-19, um grupo de voluntários da comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) criaram o Ruralinda Solidária, com o objetivo de arrecadar recursos para pessoas em situação de rua. O grupo está recolhendo doações de alimentação, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Como ajudar?

Ruralinda Solidária

Doar para Ruralinda Solidária

FADE / Universidade Federal de Pernambuco

   A campanha permite que qualquer iniciativa privada apoie pesquisas e projetos em desenvolvimento na universidade
A campanha permite que qualquer iniciativa privada apoie pesquisas e projetos em desenvolvimento na universidade
Reprodução/ Fade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF), o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizam uma campanha institucional para arrecadar recursos que serão destinados aos trabalhos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A campanha permite que qualquer iniciativa privada apoie pesquisas e projetos em desenvolvimento na universidade.

Como ajudar?

Fase/MPF-Covid-19

Dúvidas: [email protected].

Para ver mais instituições que também precisam de sua valiosa ajuda, clique aqui.

Interior

Caruaru

Casa dos Pobres São Francisco de Assis

Projeto tem como objetivo sensibilizar cidadãos e empresários a se engajarem em ações contra a pandemia
Projeto tem como objetivo sensibilizar cidadãos e empresários a se engajarem em ações contra a pandemia
Reprodução/TV Jornal Interior

Instituição que abriga idosos em situação de vulnerabilidade, em sua maioria que foram abandonados por familiares já no fim da vida. Atualmente, cerca de 80 idosos moram no local.

Como ajudar?

Telefone: (081)3721-4325

Site da instituição

ICIA - Instituto do Câncer Infantil do Agreste

Instituto do Câncer Infantil do Agreste também precisa de ajuda
Instituto do Câncer Infantil do Agreste também precisa de ajuda
Divulgação/Icia

O ICIA (Instituto do Câncer Infantil do Agreste) é um hospital filantrópico que trata de crianças com câncer no Agreste pernambucano.

Como ajudar?

Telefone: 81. 3727-7137

Sesc – Banco de Alimentos

Banco de Alimentos do Sesc precisa de ajuda
Banco de Alimentos do Sesc precisa de ajuda
Divulgação/Sesc

O Banco de Alimentos do Sesc concentra o fornecimento de doações de alimentos para 20 instituições sociais cadastradas em Caruaru.

Como ajudar?

Telefone: (81) 9 9965-0270 (81) 9 9915-8147

HMV - Hospital Mestre Vitalino

Menino faleceu no Hospital Mestre Vitalino
Hospital Mestre Vitalino
Divulgação/HMV

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) é referência nos atendimentos de média e alta complexidade para a quarta e quinta regiões de saúde, o que totaliza 53 cidades. Com o período da pandemia, o Governo de Pernambuco referenciou a unidade também para o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Atualmente, o HMV dispõe de 30 leitos de UTI - Covid e 25 leitos de enfermaria Covid, e até o momento já recebeu 51 pacientes com diagnóstico positivo para o vírus. A unidade atende por regulação, ou seja, o paciente precisa dar entrada em uma unidade básica de saúde (municipal ou estadual) e após avaliação, de acordo com o perfil, poderá ser encaminhado via Central de Leitos. Média de 6000 atendimentos/mês (emergência, ambulatório e internamento);

Por causa da suspensão do atendimento ambulatorial e cirurgias eletivas (período do Covid) a média está em torno de 4000 atendimentos/mês.

Como ajudar?

Por se tratar de uma instituição mantida pelo Governo do Estado, não pode receber doações em dinheiro.

Telefone: (81) 99196-1516

Apae Caruaru

Apae Caruaru está com programa de apadrinhamento para crianças
Apae Caruaru está com programa de apadrinhamento para crianças
Reprodução/TV Jornal Interior

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que dá suporte a portadores de Síndrome de Down, pessoas com deficiência intelectual e física.

Como ajudar?

Telefone: (81) 9. 9837-3999 / (81) 9. 9501-9597

Petrolina

Fundação Lar Feliz

Fundação Lar Feliz ajuda crianças de Petrolina, no Sertão de Pernambuco
Fundação Lar Feliz ajuda crianças de Petrolina, no Sertão de Pernambuco
Reprodução

Criada em 1998, a instituição atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Um turno sendo escola e outro com atividades alternativas.

Como ajudar?

Telefone: (74) 9 9113-5986

Apae Petrolina

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que dá suporte a portadores de Síndrome de Down, pessoas com deficiência intelectual e física.

Como ajudar?

Telefone: (87) 9.8834-2234

HDM - Hospital Dom Malan / Imip

Hospital Dom Malan, em Petrolina
Hospital Dom Malan, em Petrolina
Reprodução/Imip

Os voluntários do Hospital Dom Malan (HDM) atuam contribuindo para o desenvolvimento do trabalho de humanização na unidade de saúde, através de visitas, conversas e atividades lúdicas com os pacientes levando uma palavra de apoio e carinho. Além disso, realiza diversas ações em datas comemorativas, além de campanhas de arrecadação de donativos aos usuários do Hospital.

Como ajudar?

A instituição não recebe doação em dinheiro

Telefone: (87) 9 8803-0482

Garanhuns

Apae Garanhuns

Entrega foi feita durante a confraternização da Apae Garanhuns
Apae Garanhuns
Reprodução/TV Jornal Interior

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que dá suporte a portadores de Síndrome de Down, pessoas com deficiência intelectual e física.

Como ajudar?

Telefones: (87) 3761-0005 ou (87) 9.9965-1067

Abrigo São Vicente de Paulo

Abrigo São Vicente de Paulo
Abrigo São Vicente de Paulo
Reprodução

O Abrigo São Vicente de Paulo tem como finalidade acolher pessoas idosas em caráter permanente, através do regime de Instituição de Longa Permanência para Idosos, atuando com capacidade para 74 idosas, pois atualmente a Instituição atende exclusivamente a mulheres.

Como ajudar?

Telefone: (87) 3761-3497

Hospital Infantil Palmira Sales

Hospital Infantil Palmira Sales
Hospital Infantil Palmira Sales
Reprodução

Fundado em outubro de 1961, o Hospital Infantil Palmira Sales atua na prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade de saúde conta com plantão 24h de obstetrícia, além do recebimento de pacientes regulados, nos ambulatórios, para diversas especialidades médicas, sendo elas: cirurgia geral, cardiologia, urologia, neurologia, dermatologia, cirurgia pediátrica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, endocrinologia, ortopedia, geriatria, oftalmologia, pneumologia, fonoaudiologia e nutrição.

Como ajudar?

Telefone: (87) 3762.9255

Pesqueira

Lar dos Idosos

Lar de Idosos precisa de ajuda na pandemia do novo coronavírus
Lar de Idosos precisa de ajuda na pandemia do novo coronavírus
Pixabay

Fundado em setembro de 2005, iniciou o atendimento com oito idosos e hoje atende 34 idosos que residem no lar e mantém regularmente atividades com equipe multidisciplinar, médico, cuidadores, cozinheiras e serviços gerais.

Como ajudar?

Telefone: (87) 99164.1144

Hospital Dr. Lídio Paraíba

Hospital Dr. Lídio Paraíba
Hospital Dr. Lídio Paraíba
Foto: Divulgação

Hospital Estadual Municipalizado, composto por 80 leitos, não tem porte para UTI, possuindo apenas dois respiradores portáteis e aguardando mais três que foram adquiridos pelo município, com previsão de chegada até o final do mês de maio. Atende as cidades de Alagoinha, Sanharó, Poção e Venturosa (em alguns casos), atendimento emergencial, clínica médica, pediatria, cirurgias geral (obstetrícia e geral de pequeno e médio porte).

Como ajudar?

Por ser hospital público, não recebe doações em dinheiro.

Telefone: (87) 99991.2409

Associação Portadores de Direitos Especiais – Pode

Associação Portadores de Direitos Especiais – Pode
Associação Portadores de Direitos Especiais – Pode
Reprodução

Atende 206 pessoas, sendo crianças e adolescentes com deficiência Intelectual (autismo, síndrome de Dowm, distúrbio comportamental, residentes nos de Pesqueira, Alagoinha, Poção, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó, Cachoeirinha e São Bento do Uma, além de crianças de São João do Tigre, Caetés, Jataúba e Venturosa.

Como ajudar?

Telefone: (87)99194.3663

Limoeiro

Hospital Regional José Fernandes Salsa

Hospital Regional José Fernandes Salsa
Hospital Regional José Fernandes Salsa
Reprodução/SES-PE

Unidade hospitalar da rede pública estadual, responsável pelo atendimento de 20 municípios do Agreste Setentrional e Mata Norte. Conta com urgência, sala vermelha, emergência, maternidade, clínica médica, clínica cirúrgica e clínica pediátrica. Maternidade também conta com ala de parto humanizado. Possui 72 leitos de baixa e média complexidade e uma ambulância com UTI.

Como ajudar?

Por se tratar de uma instituição mantida pelo Governo do Estado, não pode receber doações em dinheiro.

Telefone: (81) 9 9707 6978

IPLC - Instituto Padre Luis Cecchin

O Instituto Padre Luis Cecchin (IPLC) é uma entidade filantrópica, de natureza civil, de caráter beneficente, sem fins lucrativos, fundado em 28 de julho de 1948. É um centro de atividades empenhado e voltado diretamente para o atendimento de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Como ajudar?

Telefone: (81) 9 9502 0226 / 3628 0922

Ossi - Obra Social Santa Isabel

Obra Social Santa Isabel fica em Limoeiro
Obra Social Santa Isabel fica em Limoeiro
Reprodução

A Obra Social Santa Isabel (Ossi) é uma entidade sem fins lucrativos para atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e mães carentes da periferia de Limoeiro, assim como crianças com múltiplas deficiências. Atualmente, são atendidas 163 crianças, oriundas de 129 famílias.

Como ajudar?

Telefone: (81) 9 9749 9038

Confira a lista completa no site do JC