Covid-19

Quarentena: Imprima o modelo de declaração para comprovar que você faz parte das atividades essenciais no Grande Recife

A partir deste sábado (16), só poderão circular nas cinco cidades com a declaração

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 15/05/2020 às 11:25
TV Jornal / Reprodução
FOTO: TV Jornal / Reprodução

Com o intuito de combater o novo coronavírus, a partir deste sábado (16), só poderão circular no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata pessoas que trabalham nos serviços considerados essenciais durante a pandemia. Mas, para ter livre circulação nessas cinco cidades, os trabalhadores deverão portar uma "declaração de atividade ou serviço essencial prestado a pessoa física" ou "autodeclaração de atividade ou serviço essencial empresário ou profissional autônomo".

As demais pessoas só poderão sair de casa para comprar um produto/serviço essencial e o uso das máscaras nas vias públicas é obrigatório. O governo estadual recomenda que as pessoas que precisem sair se dirijam a estabelecimentos próximos às suas residências.

Serviços essenciais

A determinação consta no Decreto n° 49.024, de 14 de maio de 2020, que inclui funcionários de supermercados, padarias, farmácias e postos de gasolina, além dos trabalhadores em vigilância e zeladoria, assim como funcionários de empresas de serviços públicos de transporte coletivo e metroviários nas atividades essenciais. Antes, apenas profissionais de saúde, segurança, Defesa Civil e veículos para de uso oficial faziam parte da lista de circulação durante o período de endurecimento das medidas.

>>Último dia de bloqueios educativos; entenda como será quarentena em PE

>>PF alerta para golpe dos testes de covid-19; veja como se proteger

Dados

Na declaração, deverá constar dados como: nome do empregador ou tomador do serviço, endereço completo, CPF e nome do colaborador ou empregado. Já na autodeclaração, é necessário informar também a profissão e o CPF/CNPJ.

Veja a declaração e imprima:

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.