COVID-19

Quarentena: Imprima o modelo de declaração para comprovar que você faz parte das atividades essenciais no Grande Recife

A partir deste sábado (16), só poderão circular nas cinco cidades com a declaração

Quarentena: Imprima o modelo de declaração para comprovar que você faz parte das atividades essenciais no Grande Recife

A declaração deverá ser apresentada a partir do próximo sábado (16) - Foto: TV Jornal / Reprodução

Com o intuito de combater o novo coronavírus, a partir deste sábado (16), só poderão circular no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata pessoas que trabalham nos serviços considerados essenciais durante a pandemia. Mas, para ter livre circulação nessas cinco cidades, os trabalhadores deverão portar uma "declaração de atividade ou serviço essencial prestado a pessoa física" ou "autodeclaração de atividade ou serviço essencial empresário ou profissional autônomo".

As demais pessoas só poderão sair de casa para comprar um produto/serviço essencial e o uso das máscaras nas vias públicas é obrigatório. O governo estadual recomenda que as pessoas que precisem sair se dirijam a estabelecimentos próximos às suas residências. 

Serviços essenciais

A determinação consta no Decreto n° 49.024, de 14 de maio de 2020, que inclui funcionários de supermercados, padarias, farmácias e postos de gasolina, além dos trabalhadores em vigilância e zeladoria, assim como funcionários de empresas de serviços públicos de transporte coletivo e metroviários nas atividades essenciais. Antes, apenas profissionais de saúde, segurança, Defesa Civil e veículos para de uso oficial faziam parte da lista de circulação durante o período de endurecimento das medidas. 

>>Último dia de bloqueios educativos; entenda como será quarentena em PE

>>PF alerta para golpe dos testes de covid-19; veja como se proteger

Dados

Na declaração, deverá constar dados como: nome do empregador ou tomador do serviço, endereço completo, CPF e nome do colaborador ou empregado. Já na autodeclaração, é necessário informar também a profissão e o CPF/CNPJ.

Veja a declaração e imprima:

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.