A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou o boletim epidemiológico, deste sábado (23), e confirmou que 6.201 profissionais de saúde com sintomas de gripe fizeram testes do novo coronavírus e 5.142 descartados. De acordo com o Governo de Pernambuco, as testagens abrangem os profissionais de todas as unidades, sejam da rede pública ou privada. Ainda segundo o boletim, o Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.
>>>Pernambuco totaliza 26.786 casos de coronavírus e 2.144 mortes<<<
Técnico em enfermagem comemora cura do coronavírus
Um técnico em enfermagem venceu a covid-19 (novo coronavírus). Jessé Rodrigues Bezerra, de 44 anos, é funcionário do Hospital Maria Lucinda, na Zona Norte do Recife, e recebeu alta, depois de passar nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com dificuldade para respirar.
- Vacina desenvolvida contra coronavírus mostra resultados promissores, aponta artigo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China
- Médicos entregam documento ao Ministério da Saúde para que tratamento do coronavírus seja feito em casa e nos primeiros sintomas
- Coronavírus mata mais que infarto e AVC, afirma secretário de Saúde do Recife
- Deputado estadual pede para produzir cloroquina e outros remédios para população de baixa renda para tratamento do coronavírus em PE
- Coronavírus pode deixar sequelas, mesmo após a cura
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse;
- Febre;
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para respirar.
Como é transmitido?
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
- Toque do aperto de mão;
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização;
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).