Enem 2020

Inscrição do Enem termina nesta quarta; datas do exame devem ser definidas por enquete

Após prorrogação por conta da pandemia do coronavírus, o novo prazo de inscrição para o Enem 2020 termina nesta quarta-feira

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 27/05/2020 às 8:55
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem até esta quarta-feira (27) para se inscrever no exame. Definido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o novo prazo termina às 23h59.

Inscrição

O estudante deve acessar a página do participante no link https://enem.inep.gov.br/participante/# para se inscrever. Em seguida, deve realizar o pagamento da taxa de inscrição em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet. O prazo para pagar o boleto de R$ 85 termina nesta quinta-feira (28). É preciso efetuar o boleto para validar a inscrição. Os estudantes que tiveram a isenção da taxa também devem se inscrever no Enem.

Cronograma

Inicialmente, o cronograma previa o fim do prazo de inscrição na sexta-feira (22), mas foi estendido após entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) devido ao impacto da pandemia do coronavírus.

Data escolhida através de enquete

A prova do Enem estava marcada para novembro e será estendida "de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais", conforme anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

A nova data será escolhida através de enquete realizada pelos candidatos na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.