pandemia

Coronavírus: Governo de Pernambuco cria plano para retomar atividades econômicas em 11 semanas, mas não anuncia datas


De acordo com o governo, é preciso respeitar as orientações sanitárias

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 28/05/2020 às 18:55
Jailton Júnior/TV Jornal
FOTO: Jailton Júnior/TV Jornal
Leitura:

Após o protocolo de quarentena durante o mês de maio, o Governo de Pernambuco anunciou que criou um plano para retomada gradativa das atividades em 11 semanas. No entanto, ainda de acordo com o governo estadual, a data de início depende de um conjunto de indicadores definidos pelas autoridades sanitárias e científicas que fazem parte do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

“Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o Coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, em fala enviada pela assessoria de imprensa.

Plano

Segundo o governo, o plano inclui a análise da quantidade de trabalhadores por setor e como o retorno de cada atividade e a ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente. O estudo foi conduzido pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Mais Lidas