Foi antecipado pelo Governo de Pernambuco nessa sexta-feira (5), alguns pontos do Plano de Convivência para a retomada das atividades não essenciais. Ao todo, além do comércio atacadista, 32 setores voltarão a operar, na próxima segunda-feira (8), de forma gradativa. Com isso, confira os setores antecipados abaixo.
- Construção civil voltará a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não mais das 9h às 18h.
- Shopping centers também poderão oferecer o serviço de coleta por drive thru nos estacionamentos uma semana antes do previsto.
>>Governo de Pernambuco anuncia mudanças no plano de retorno das atividades não essenciais
Protocolo
Para todos os setores, será adotado um novo protocolo obedecendo determinações de distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação. Deverá ser mantida a distância mínima de 1,5 metros; escalonamento de horário de refeição dos colaboradores; evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal; dividir as equipes de trabalho em grupos para evitar aglomerações; no caso de filas, demarcar os espaços no chão e manter barreiras físicas no caso de atendimento direto aos clientes.
Uso e fornecimento de álcool
Também será necessário uso e fornecimento de álcool 70%; uso e fornecimento de máscaras; além de limpeza e desinfecção de superfícies tocadas, áreas comuns e banheiros de uso coletivo. As empresas também deverão comunicar a todos os trabalhadores e clientes sobre os procedimentos em relação à doença. Além dessas determinações, 15 setores seguirão ainda protocolos próprios.
Outras datas do Plano de Convivência
10 de Junho
- Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia retornam às atividades dia 10 de junho.
A partir desta segunda-feira (08.06), além da reabertura do comércio atacadista, a construção civil voltará a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não das 9h às 18h, como antes estava planejado. Shoppings poderão oferecer serviço de coleta por drive thru em estacionamentos uma semana antes do que estava previsto.
15 de Junho
A reabertura gradual do varejo para lojas de até 200 metros quadrados funcionará ao mesmo tempo para o comércio do Estado. Os estabelecimentos estão autorizados a reabrir a partir de 15 de junho. Serviços de venda, locação e vistoria de veículos também voltarão a funcionar nessa data.
Os salões de beleza e serviços de estética, que estavam previstos para voltarem a partir do dia 15, continuam sem alterações. Eles deverão atender apenas um cliente por vez, por agendamento e com higienização entre um cliente e outro. Os treinos de futebol profissional poderão ocorrer a partir da mesma data.