brasília

Câmara dos Deputados aprova MP que altera regras trabalhistas; veja as mudanças

O texto segue para análise do Senado Federal

Com informações do SBT Online
Com informações do SBT Online
Publicado em 18/06/2020 às 16:16
Marcello Casal Jr/ABr
FOTO: Marcello Casal Jr/ABr

A Medida Provisória (MP) 927/2020 que modifica regras trabalhistas durante a pandemia do novo coronavírus foi aprovada pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira (17), por mais de 330 votos favoráveis. O relator foi o deputado Celso Maldaner (MDB-SC). O texto já seguiu para avaliação do Senado Federal.

De acordo com Agência Senado, as mudanças poderão ser aplicadas aos empregados contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aos contratos temporários urbanos e aos contratos do meio rural.

Mudanças

Além da permissão para que patrões e funcionários façam acordos individuais - em vigor desde março -, medida autoriza o trabalho remoto, o uso de banco de horas, a antecipação de férias e feriados pelos empregadores e também a concessão de férias coletivas.

Outra solicitação do texto é a possibilidade do empresários adiarem os depósitos do FGTS, que podem ser parcelados o em até seis parcelas mensais a partir de julho de 2020.

Férias e feriados

O texto ainda afirma que o empregado precisa concordar com a antecipação de feriados religiosos e, em caso de demissão, incluiu a possibilidade de desconto de férias antecipadas do valor da rescisão. A medida também autoriza que os trabalhadores possam compensar horas referentes aos finais de semana.