RETOMADA

Após liberação, atividades na Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife são retomadas neste domingo (21)

A Prefeitura da Cidade do Recife autorizou também a prática de atividades físicas em calçadões e parques

Após liberação, atividades na Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife são retomadas neste domingo (21)

Atividades na ciclofaixa são liberadas - Foto: Foto: Fábio Costa/JC Imagem

Tv Jornal

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife voltou a receber ciclistas neste domingo (21).  Suspensa desde março para conter a dispersão do novo coronavírus, a via exclusiva para bicicletas foi liberada após determinação da prefeitura na sexta-feira (19).

O Governo do Estado passou a responsabilidade da liberação de parques, praças e calçadões para os municípios da Região Metropolitana do Recife.

Na capital, além da ciclofaixa, os parques e praias estão liberados desde ontem (20), entretanto as pessoas devem seguir as orientações estabelecidas. O banho de mar, por exemplo, não está permitido. A prática de atividades físicas individuais nos calçadões foi autorizada, e as pessoas devem fazer uso de máscara. Os quiosques permanecem fechados, e as pessoas não podem levar cadeiras ou coolers para a praia.

Mesmo com a retomada limitada, muita gente aproveitou o domingo para caminhar, correr e andar de bicicleta. O gerente de produção, Arthur Brito, comemorou a liberação dos espaços para a prática de exercício físico. “Já tinha a rotina de caminhar todo final de semana, achei uma boa a reabertura das praias para caminhada. Eu vi pessoas caminhando sem máscaras, mas a gente tem que manter o cuidados”.  Completou.

Shoppings

O Governo de Pernambuco anunciou que, a partir desta segunda-feira (22),os shopping centers poderão reabrir de forma controlada ao público, seguindo novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes.  O funcionamento dos centros de compras teve horário reduzido, das 12h às 20h. As demais lojas do varejo de rua também voltarão a funcionar, das 9h às 18h, horário já determinado para as de até 200 metros quadrados, que retomaram as atividades no início desta semana. A decisão foi anunciada na última quarta-feira (17). 

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.