PERÍODO JUNINO

São João: veja o que abre e o que fecha na quarta-feira (24)

Apesar do ano atípico, a tradição do feriado junino continua em Pernambuco

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O clima de São João, uma das datas festivas mais queridas dos pernambucanos, já chegou em todo o Estado. Apesar deste ser um ano atípico e festas juninas, por causa da pandemica causada pelo novo coronavírus (covid-19), a tradição de transferir o feriado nacional de Corphus Christi para o dia 24 de junho continua.

Sendo assim, a próxima quarta-feira (24) ainda vai alterar o funcionamento das atividades econômicas no Estado. Afinal, com lives e comidas juninas caseiras, dá para fazer a festa no próprio lar.

Veja o que muda:

Recife

A Prefeitura do Recife informou que foi decretado o ponto facultativo na véspera de São João, terça-feira (23), e que haverá manutenção normal do feriado municipal do dia 24.

Saúde

As Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, funcionarão até às 12h, do dia 23, reabrindo na quinta-feira (25). As cinco Upinhas 24 horas da Prefeitura do Recife estarão abertas o dia todo apenas para atendimento de pessoas com sintomas sugestivos da covid-19: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo), Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) e Vila Arraes (Várzea). Todos os Hospitais de Campanha construídos para covid-19 permanecem funcionando com pacientes encaminhados pela regulação. Para a vacinação antirrábica e acidente tetânico, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará nestas terça (23) e quarta-feira (24), das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Para as demais vacinas de rotina, o serviço só reabrirá na quinta-feira (25).

A própria Secretaria de Saúde reforçou que, antes de procurar uma unidade de saúde, o usuário com sintomas respiratórios deve, primeiramente, consultar o site do aplicativo web "Atende em casa covid-19" (www.atendeemcasa.pe.gov.br) para verificar a real necessidade de atendimento presencial. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano do Recife (Samu 192) funcionará normalmente.

Assistência Social

Nestas terça e quarta-feira (23 e 24), não funcionarão os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP). A exceção são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega de quentinhas para população em situação de rua. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT não funcionarão. Devido à pandemia, ambos os equipamentos estão funcionando apenas nas segundas, quartas e sextas-feira.

Mercados Públicos

Os Mercados Públicos Municipais funcionarão normalmente, com os boxes autorizados a abrir, como os de venda de alimentos, ração animal, aviamento e insumos para máscara.

Defesa Civil

A Defesa Civil do Recife mantém plantão permanente durante o São João, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

Hospital Veterinário

Já o Hospital Veterinário do Recife funciona das 9h às 13h, nesta terça-feira (23), e fecha na quarta-feira (24), feriado de São João. As atividades voltam na quinta-feira (25), ainda mantendo apenas os atendimentos de emergência, das 9h às 17h.

Shoppings

Os shoppings estão autorizados a funcionar desde esta segunda-feira (22) pelo Governo do Estado, em horário reduzido: das 12h às 20h. Na véspera do feriado, terça-feira (23), os centros de compras abrirão neste esquema, de portas abertas e com seus respectivos sistemas de coleta.

RioMar

Nesta quarta, as operações fechadas no shopping Riomar, no Pina, Zona Sul do Recife, tanto as lojas quanto o ponto de coleta. A loja virtual segue aberta.

Recife

O horário de funcionamento do Shopping Recife nesta terca-feira (23), vespera de Sao Joao, sera das 12h as 20h para todas as operacoes. Ja no feriado de Sao Joao (24), apenas funcionam as operacoes de alimentacao, das 11h as 22h. As lojas de alimentacao so funcionam no sistema de delivery ou ponto de coleta.

Plaza

Na véspera do feriado, terça-feira (23), estará funcionando, das 12h às 20h, seguindo as novas normas do Governo do Estado. O ponto de coleta, no piso E1 do Edifício Garagem, também estará em funcionamento.

Na quarta-feira (24), o Plaza Shopping, em Casa Forte, Zona Norte do Recife estará fechado: lojas e o ponto de coleta estarão fechados. Os serviços de alimentação vão funcionar apenas por delivery.

Patteo

No feriado de São João, as lojas do Shopping Patteo Olinda estarão fechadas. As operações de alimentação terão funcionamento facultativo, das 12h às 20h, apenas para delivery ou ponto de coleta, na portaria P3 (interligação Big Bompreço).

Tacaruna

O Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, área central do Recife, não abrirá na quarta-feira (24). As operações de alimentação funcionam apenas no sistema de delivery. Lojas e o ponto de coleta voltam a funcionar na quinta (25).

NorthWay

O Northway Shopping, em Paulista, funciona normalmente nos dias 23 e 25, e fecha lojas e ponto de coleta no dia do São João.

São João Virtual

Mesmo diante da pandemia, a Prefeitura do Recife preparou uma programação virtual e volante para celebrar as tradições nordestinas e assegurar renda aos trabalhadores da cultura. Nesta terça-feira junina (23), Silvério Pessoa recebe Geraldinho Lins, Nando Cordel e Michelle Melo, para uma noite de muito forró e brega. A programação completa está disponível no site São João Recife.

Paulista

Por causa do feriado municipal de São João, as repartições públicas da Prefeitura do Paulista não funcionam nesta quarta-feira (24). Apesar disso, os serviços considerados essenciais seguem normalmente na cidade.

Saúde

A Prontoclínica Torres Galvão (PTG) – unidade de referência para atendimento dos casos da Covid-19 no município; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a coleta de lixo que seguem o cronograma normal dos bairros.

Comércio

Já as feiras e os mercados tanto no Centro como em Jardim Paulista e Paratibe funcionarão na terça-feira (23), véspera de São João, das 6h às 18h. Na quarta-feira (24), as feiras e os mercados serão fechados.

Após o plano de retomada das atividades econômicas do Governo do Estado, as lojas localizadas na Rua Siqueira Campos, no Centro da cidade, funcionarão das 8h às 18h, nesta terça (23) e quarta-feira (24).

Assistência Social

Nesta terça-feira (23), vale ressaltar que haverá expediente com horários reduzidos nas unidades básicas de saúde e policlínicas; nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS); Sala do CadÚnico; Secretaria de Finanças; Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente por conta da situação da pandemia do novo Coronavírus. Já a Sala do Empreendedor e a Secretaria de Administração estão atuando de forma remota.