Tecnologia

CRLV: Registro digital de veículo está disponível em todo o país

Veja como emitir seu Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 02/07/2020 às 9:28
Foto: Divulgação/Detran-PE
FOTO: Foto: Divulgação/Detran-PE

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país, com a adesão do estado do Pará.

Para ter acesso ao documento é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). No local, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Vai trazer muita facilidade ao cidadão brasileiro, permitindo que ele possa ter, na palma da mão, os documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico dos físicos. É uma medida que desburocratiza processos e reduz custos”, disse em nota o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

>> Câmara aumenta validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

>> Detran-PE prorroga prazo de validade do CRLV de 2019; Veja como fica

>> Detran-PE adota CNH e CRLV digital; Veja como tirar o seu

>> Saiba quais documentos o Detran-PE entrega em Drive-Thru e onde ser atendido

Balanço

Segundo o último balanço divulgado, existem 4,083 certificados digitais de veículo no Brasil, que começaram a ser emitidos no fim de 2018. A versão eletrônica do CRLV traz, além das informações do documento impresso, dados como a atualização sobre uma pendência de recall.

Ela pode ser acessada mesmo que o proprietário esteja sem internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital, que garante a autenticidade do documento. A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) para obter o documento.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, quem quiser ter o documento físico pode utilizar qualquer impressora, pois o papel tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em eventual fiscalização.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação foi disponibilizada antes na Carteira Digital de Trânsito e hoje são 6,86 milhões de CNH eletrônicas.

Para a liberação da versão digital da CNH, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017 porque o usuário, além de ter que preencher o cadastro, deve escanear o QR Code localizado no verso da CNH de papel.