LIBERAçãO

Recife libera banho de mar e reabertura dos quiosques na praia a partir de 16 de julho

O anúncio foi feito em coletiva online

Recife libera banho de mar e reabertura dos quiosques na praia a partir de 16 de julho

Banho de mar está liberado no Recife a partir do dia 16 de julho - Foto: Day Santos/TV Jornal

Em coletiva online, a Prefeitura do Recife afirmou que o banho de mar está liberado em todas as praias do Recife a partir do feriado de Nossa Senhora do Carmo, ou seja, no dia 16 de julho. Alguns municípios como Tamandaré, Cabo de Santo Agostinho e Paulista já haviam autorizado os banhistas à entrarem na água, mas agora a decisão se estende para as praias localizadas na capital pernambucana. Além disso, também autorizou a reabertura dos quiosques que ficam na orla das praias a partir da mesma data citada acima. 

>>População descumpre determinações do Governo de Pernambuco na orla de Boa Viagem

De acordo com a Prefeitura do Recife, os quiosques devem funcionar no primeiro dia das 15h às 20h. A partir da sexta-feira (17), o horário passa a ser das 6h às 20h. A Feirinha de artesanato da Pracinha de Boa Viagem também está de volta, das 15h às 20h, a partir de 16 de julho. 

O que não pode na praia?

Nas praias do Recife, seguem proibidas as montagens de barracas, guarda-sóis e aglomerações na faixa de areia. A Prefeitura do Recife afirmou que começou a entregar mais de 14 mil cestas básicas para ambulantes e barraqueiros. ”Sabemos da importância dessas retomadas, tanto para os trabalhadores quanto para os cidadãos. Por isso, é essencial que as pessoas tenham a consciência de evitar aglomerações e continuar com o uso das máscaras”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça. 

>>Pernambuco totaliza 73.576 casos de coronavírus e soma 5.715 mortes

As atividades individuais com orientação de um profissional de educação física em parques, praças e na orla, além dos espaços para corrida, caminhada e bicicleta de forma individual já estavam liberados no Recife. É muito importante respeitar a distância de segurança e o uso da máscara, que é obrigatório para proteção de todos, manteve as orientações à saúde. 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.