RETOMADA

Prefeitura do Ipojuca protocola ofício para liberar comércio nas praias

A prefeita Célia Sales fez solicitação ao governador de PE para retomar comércio no próximo dia 20

Prefeitura do Ipojuca protocola ofício para liberar comércio nas praias

O farol, novo ponto turístico, tem 14 metros de altura - Foto: Divulgação

Nessa quarta-feira (15), a Prefeitura do Ipojuca protocolou um ofício em que a prefeita Célia Sales solicita ao governador Paulo Câmara a liberação das atividades comerciais no litoral Ipojucano no próximo dia 20, respeitando as regras sanitárias e com o horário limitado das 8h às 16h.

No documento, que também foi endereçado ao secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, continha um anexo com a situação e evolução epidemiológica do COVID-19 em Ipojuca, que mostra “que o número de casos no município vem em decréscimo” e a informação de que o hospital de campanha COVID-19 possui apenas 3,6% de ocupação, estando as salas vermelhas desocupadas.

Além da melhoria nos índices relativos ao novo Coronavírus, a prefeita Célia Sales salienta, no ofício, que é preciso considerar a relevância do comércio litorâneo para Ipojuca (uma vez que Ipojuca foi o primeiro município do estado a interditar as praias, desde 21 de março, e possui mais de 25 mil pessoas que vivem do turismo). “Entendemos assim que se faz necessário a adoção de medidas urgentes que possibilitem a liberação das atividades comerciais localizadas no nosso litoral, devendo ser respeitada a competência local para deliberação das regras que deverão ser observadas pelos comerciantes”, afirma um trecho.

Protocolo

Desde o dia 03 de junho, o Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca apresentou ao Governo do Estado o Protocolo de Segurança Sanitária das Atividades Econômicas do município. O protocolo foi construído pela equipe técnica da gestão municipal em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, o ITCbio e o Help Saúde.

“De forma pioneira interditamos as praias com o objetivo de conter a disseminação do vírus, já que somos o maior destino turístico do estado. Hoje, enquanto alguns municípios ainda sofrem com a crescente do vírus, conseguimos estabilizar os números. Agora, de forma cautelosa, podemos retomar a nossa economia. Aliás, precisamos retomar as atividades de todas as categorias, e nos preparamos com protocolos sanitários para isto. Contamos com a sensibilidade do governador para esta retomada", comentou a prefeita.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.