DECISÃO NA TV JORNAL

Clássico-Rei garante finalista cearense na final da Copa do Nordeste 2020

A TV Jornal irá transmitir o clássico entre Fortaleza e Ceará, que vale vaga na final da Copa do Nordeste 2020

Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 28/07/2020 às 10:30
Felipe Santos/Ceará-SC
FOTO: Felipe Santos/Ceará-SC

Terra do atual campeão do Nordeste, o estado do Ceará mostrou crescimento durante os últimos anos no cenário futebolístico nacional. Com os dois maiores clubes do estado na Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Ceará, teve grande desempenho na Copa do Nordeste, ao colocar esses dois clubes nas semifinais e, com este confronto, garantir um deles na grande final.

O Leão do Picí e o Vozão irão se enfrentar na noite desta terça-feira (28), no estádio Pituaçú, em Salvador. O clássico será transmitido pela TV Jornal, que estará sintonizando a partida às 21h30.

De 2015 para cá, o Ceará passou de coadjuvante na Copa do Nordeste para o 3º estado com melhor aproveitamento na competição regional. Com o título e vice do Ceará em 2015 e 2014, respectivamente, e o título do Fortaleza em 2019 (o atual campeão), o estado cearense ficou atrás apenas da Bahia (com sete troféus) e de Pernambuco (com quatro troféus).

O crescimento constante pôde ser notado dentro de campo, nesse Nordestão, já que o Fortaleza acabou tendo a melhor campanha da fase de grupos, somando 17 pontos, e o Ceará foi o vice-líder do Grupo B, com 14 pontos, empatado com o líder Confiança.

Investimento Milionário

Entre o G7 do Nordeste, que tem o Náutico, Sport, Santa Cruz, Bahia, Fortaleza, Ceará e Vitória, os clubes cearenses têm o segundo e terceiro maiores orçamentos para 2020. Atrás apenas do Bahia, o Fortaleza teve uma previsão orçamentária de, aproximadamente, R$ 109 milhões. Quase o dobro do valor do ano anterior (+92,3%). O Ceará vem logo atrás com uma previsão de, aproximadamente R$ 100 milhões, valor 43% maior que a temporada passada.

Retrospecto e Expectativas

Levando em conta os últimos oito jogos do Clássico-Rei cearense, o retrospecto está a favor do Fortaleza. Foram quatro vitórias dos tricolores, uma dos alvinegros e três empates. O último confronto pela Copa do Nordeste foi na fase de grupos desta temporada, o jogo terminou empatado por 1x1.

Já no Campeonato Cearense, as equipes se enfrentaram no último dia 15, já no retorno do futebol pós-pandemia. O Fortaleza acabou vencendo por 2x1, com gols de Wellington Paulista e Yuri César, para o Leão, e Bérgson para o Vozão.

Para o confronto contra o Fortaleza, o técnico Guto Ferreira, do Ceará, destacou a evolução da equipe desde os jogos da última semana. "O nosso grupo tem se colocado numa situação de busca, de superação, e a gente espera fazer a melhor partida que já fizemos", disse Guto.

Longe do próprio estádo, a torcida é um dos fatores que pesaria no Clássico-Rei, já que o Fortaleza teria o mando de campo em todas as decisões. O meia-campista do Leão do Picí, Marlon, mostrou que iria sentir falta desse apoio das arquibancadas, mas irá absorver a energia do torcedor de forma remota.

"Conversei com os meninos (o time), que se fosse em Fortaleza, a cidade iria está parada, ia ser bonito demais. Mas independe tas circunstâncias, iremos entrar fortes. Tenho certeza que o torcedor do Fortaleza irá passar energias positivas, igual está passando", exaltou Marlon.