EDUCAÇÃO

Evento discute retomada do setor da educação em cenário de transformação digital acelerada pela pandemia

Evento gratuito é realizado pela empresa Lumi Consult e dirigido a empresários de educação, além de gestores. Transmissão será realizada pela plataforma Zoom

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/07/2020 às 10:59
Álvaro Henrique/ Secretaria de Educação
FOTO: Álvaro Henrique/ Secretaria de Educação

As aulas online e o uso de dispositivos eletrônicos pelos alunos se tornaram mais comuns durante a pandemia do novo coronavírus. Mas a tecnologia em Educação não deve se ater apenas ao uso de ferramentas digitais e didáticas personalizadas, também precisa incluir a inteligência de negócios para contornar a crise atual e proteção de dados nas plataformas educacionais. É neste contexto que acontece o I Meeting Nacional de Educação em Cenários de Transformação, nos dias 28 e 29 deste mês, com inscrições gratuitas. O evento é uma iniciativa da empresa Lumi Consult.

Com os principais expoentes da área de educação e tecnologia, o Meeting Nacional pretende promover discussões e instigar gestores e empresários do setor a uma retomada dentro das novas exigências de ensino e dos novos protocolos de retorno às aulas presenciais, em todo o país.

Encontro

O encontro será dividido em dois blocos. O dia 28 contemplou o eixo “Desafios”. O painel 1, que começa às 17h30, traz o tema “Tecnologia, Inovação e Educação”, a ser debatido por Luciano Meira e Victor Mirshawka Jr. Luciano é PhD em educação matemática, pesquisador em cognição e educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, empresa que desenvolve tecnologias educacionais lúdicas. Victor Mirshawka Junior é professor, consultor, palestrante e diretor da Pense Melhor Treinamento, empresa que cria soluções inovadoras para potencializar investimentos em educação, formação, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

Ainda no dia 28, o painel 2, “Inteligência de Negócios, Dados e Privacidade na Educação”, traz para a discussão o advogado e chefe de gabinete da reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Rodrigo Pellegrino e o executivo em educação superior Rodrigo Bouyer, da Brand U. “Os dois vão falar sobre como colocar inteligência de mercado no negócio de educação e a importância do cuidado com a privacidade dos alunos no ambiente digital. A escola que está investindo em material didático do século 21 precisa atender os requisitos de compliance, alguns deles definidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A escola estará lidando com dados pessoais sensíveis de crianças e adolescentes e precisa estar atento aos cuidados. Esse é um dos assuntos desse painel”, destaca Alberto Borges, mediador dos debates e executivo da Lumi Consult, empresa que tem apoiado o desenvolvimento de soluções dedicadas às instituições de ensino.

O segundo dia, 29, contempla o eixo “Soluções”. O painel 1 traz o tema “Trilha da Retomada”, a ser discutido pelo ex-reitor da UFPE e atual diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, e a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Beth Guedes. Este é o momento quando serão discutidos caminhos para a retomada do ensino básico e superior. “Essa demanda por transformação na educação não é algo transitório e momentâneo, é uma discussão urgente. Como fazer para retomar o ensino atendendo a tantas demandas e tantos públicos diferentes e num ambiente de incerteza? Essa é uma das pautas”, adianta Borges. Mozart Neves e Beth Guedes vão falar também sobre como fazer essa transição digital na educação pública.

O painel seguinte, “Educação, Crise e Transformação”, vai fomentar o debate sobre o que se espera das escolas e universidades e como fazer a transformação dos atores envolvidos no processo de aprendizagem a partir deste momento. À frente das discussões estará a consultora em gestão de pessoas Ana Cantarelli e o head de inovação da startup Stape Music, Dante Freitas.

“A educação foi uma das áreas sociais mais afetadas pela pandemia da Covid-19 no Brasil. É fato que as mudanças neste setor já se fazem necessárias há algum tempo, porém com diversos fatores de resistências foram proteladas. São muitas demandas que clamam por mudanças, desde modelos de ensino e aprendizagem até demandas específicas dos setores públicos e privados, nos diversos níveis educacionais. Discutir sobre educação é importante. Colocar em prática as ideias, é essencial”, frisa o presidente do do conselho do LIDE Educação e um dos mediadores do evento, Júlio Borba.

Evento aberto

Embora o público-alvo do meeting sejam empresários de educação, o evento é aberto a todos os envolvidos, pais, professores e alunos. Durante todo o encontro, serão trazidos cases nacionais voltados à educação para contextualizar as discussões. O evento será realizado pela plataforma Zoom e os primeiros inscritos poderão entrar na sala e interagir com os palestrantes. Quem não conseguir poderá acompanhar todo o meeting, durante os dois dias, pelo canal da Lumi Consult no YouTube.

Como participar?

Para participar e saber mais informações, é só acessar a página https://materiais.lumiconsult.com.br/i-meeting-nacional-de-educacao. Os inscritos receberão um e-book gratuito sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.