Anvisa

Doação de sangue: Guia com novos critérios de triagem é publicado

A Anvisa abriu consulta popular para receber contribuições da sociedade sobre os critérios para doação de sangue

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 12/08/2020 às 11:05
Jailton Junior/JC Imagem
FOTO: Jailton Junior/JC Imagem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um guia com novos critérios para a triagem clínica e epidemiológica de candidatos a doação de sangue. Em vigor desde o dia 7 de agosto, o material atualiza as orientações aos serviços de hemoterapia.

A norma elimina, por exemplo, a restrição de doação de sangue por homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou com parceiras sexuais destes nos últimos 12 meses antes do procedimento.

“Além de formalizar novas recomendações para o setor, o guia será um instrumento para coleta de contribuições da sociedade sobre a proposta de inclusão dos novos critérios. Para isso, foi disponibilizado um formulário para o envio de sugestões”, informou a Anvisa.

O prazo da consulta será de 180 dias, ou seja, até 5 de fevereiro de 2021.

>> Hemope tem 50% de queda no estoque por causa do coronavírus e pede doações de sangue

>> Coronavírus: doação de sangue pode ser agendada respeitando quarentena

>> Menino de 7 anos precisa de doação de sangue para tratamento

Mudanças

O fim da restrição de doação de sangue por homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou com suas parceiras sexuais atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a medida inconstitucional.

>> Coronavírus: Hemope vai testar sangue de doadores

>> Campanha incentiva doação de sangue no Brasil

>> Menina de 3 anos com leucemia precisa de doação de sangue

>> Mulher faz apelo por doação de sangue; veja como e onde doar

Recomendações

Além da inclusão de novos critérios a serem aplicados, o guia traz sugestões de requisitos que possam ser avaliados na história da pessoa candidata à doação, independentemente dos grupos populacionais que represente, buscando a triagem de indivíduos de baixo risco na população geral para a doação de sangue.

Propostos na forma de recomendações, os critérios, segundo a agência, foram pactuados com especialistas da Rede Nacional de Serviços de Hematologia e Hemoterapia e já vêm sendo aplicados desde a formalização da decisão do STF, em junho deste ano.

Informe

A Anvisa também coordena a elaboração de um informativo destinado à sociedade sobre a doação e a transfusão de sangue mais seguras, com participação de especialistas e de representantes da comunidade LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexo e outras orientações sexuais e grupos).

“O objetivo é esclarecer e reforçar informações importantes para a pessoa que queira doar sangue”, informou a agência.

Acesse a íntegra do guia com novos critérios para doadores de sangue aqui. Para enviar sugestões ao conteúdo da publicação, basta acessar o formulário de contribuições.