TRANSPORTE PÚBLICO

Linhas Centro e Sul do Metrô do Recife tem funcionamento ampliado; veja todos os horários

A informação foi repassada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife)

Linhas Centro e Sul do Metrô do Recife tem funcionamento ampliado; veja todos os horários

Movimentação no Metrô do Recife - Foto: Jailton Júnior/TV Jornal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife) informou que, a partir da próxima segunda-feira (24), as Linhas Centro e Sul do Metrô do Recife voltam a funcionar das 05h às 23h. Na Linha Diesel (VLT), a circulação continua a atual: no ramal Cajueiro Seco – Cabo, das 05h30 às 20h de segunda a sexta; no sentido Curado – Cajueiro Seco, das 05h30 às 20h30 de segunda a sexta; e no sentido Cajueiro Seco – Curado, das 06h às 20h de segunda a sexta. Nos sábados, a operação comercial do VLT se encerra às 14h e aos domingos não há operação da Linha Diesel.

Anteriormente, as linhas do Metrô do Recife estavam funcionando até às 21h, seguindo a determinação do Governo de Pernambuco. Alguns setores reabriram no dia 30 de julho e o horário, aos poucos, foi ampliado.

Gestão privada em 2021

Os terminas integrados de ônibus e Metrô do Grande Recife, em 2021, irão ser administrados pela iniciativa privada. Como a licitação para a escolha da empresa será lançada somente no ano que vem, a previsão é de que a escolhida comece os trabalhos apenas no segundo semestre de 2021.

Quem vencer, vai ficar responsável por administrar os 26 Terminais Integrados, o Metrô e as estações de BRT por 35 anos. Mais de um milhão de pessoas utilizam o transporte público no Grande Recife e esses equipamentos são constantemente muito criticados. 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.