decisão

Pernambuco inclui barraqueiros na Etapa 8 do Plano de Convivência, mas não divulga data para retorno do setor

Os barraqueiros fizeram vários protestos pedindo para voltar ao trabalho e afirmam que passam por necessidades financeiras

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 20/08/2020 às 18:58
Wellington Lima / JC IMAGEM
FOTO: Wellington Lima / JC IMAGEM

Após protestos dos barraqueiros, o Governo de Pernambuco decidiu incluir o setor na Etapa 8 do Plano de Convivência com o novo coronavírus. Apesar disso, ainda não foi definido uma data para que os comerciantes possam voltar a trabalhar na faixa de área. Ainda de acordo com o governo estadual, os trabalhadores terão acesso a uma linha de crédito especial, no valor de R$ 3 mil, viabilizada pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).

>>"Meus netos me perguntam se tem almoço, vou na cozinha e choro", desabafa comerciante em protesto

"Estamos fornecendo, a partir de agora, crédito para os comerciantes da faixa de areia, iniciando com os da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Foi uma recomendação do governador para que pudéssemos ajudar o público que precisa desse aporte. Antecipamos a volta desse comércio para a Etapa 8, ainda sem data definida, mas é importante que todos respeitem o decreto estadual e que as prefeituras possam fiscalizar", afirmou o secretário Alberes Lopes

O secretário também afirmo que as dúvidas sobre o crédito podem ser tiradas pelo Disque AGE, através do número 0800 081 8081, de segunda a sexta-feira, ou pelo site www.age.pe.gov.br.

Atividades coletivas

O Governo de Pernambuco afirmou que, a partir da próxima segunda-feira (20), também será permitida a retomada dos treinamentos de modalidades coletivas, como basquete, vôlei, handebol e futsal, entre outras, somente para atletas federados e maiores de 12 anos de idade.

“Ainda não poderão funcionar as aulas de iniciação, como as escolinhas esportivas, nem as atividades esportivas de lazer. As demais modalidades que retornam deverão observar os protocolos gerais para prática de esportes estabelecidos pelo governo, além dos protocolos específicos das federações de cada modalidade esportiva”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).