Covid-19

OMS: Controle da pandemia no Brasil poderia ser vitória para o mundo

Segundo a OMS, a situação da pandemia de covid-19 (novo coronavírus) no Brasil se estabilizou, mas ainda há um número elevado de casos e mortes

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 24/08/2020 às 11:24
Pixabay
FOTO: Pixabay

“Progresso não significa vitória”, afirmou, em entrevista coletiva, o diretor geral da Organização Mundial da Saúde(OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O alerta foi feito para países que voltaram a apresentar picos de crescimento de casos de covid-19 após terem estabilizado a transmissão da doença.

>> Pernambuco é o Estado que menos realizou testes para detectar o coronavírus na população, aponta IBGE

>> Estudo afirma que 1 em cada 16 pacientes do coronavírus desenvolve doença mental em três meses

>> Nova síndrome em crianças associada ao coronavírus é monitorada; entenda a doença

Brasil

Questionado sobre a situação do Brasil, o diretor executivo do Programa de Emergências, Michael Ryan, classificou que a “situação se estabilizou” no país, e que há tendência de queda em algumas regiões. "A situação no Brasil se estabilizou, de certa forma, em termos de número de infecções detectadas por semana", afirmou. "Mas há um número elevado de casos, entre 50 mil e 60 mil por dia e um número alto de mortes."

“Estamos em um período difícil no Brasil. Parece que eles podem melhorar, mas isso requer uma abordagem forte e dedicada para diminuir a transmissão e continuar a proteger o sistema de saúde”, argumentou. O médico citou o trabalho feito por profissionais de saúde que lutam diariamente contra a pandemia e elogiou os esforços para conter a doença.

>> Pernambuco é um dos cinco estados com mais mortes por covid-19

>> Após China detectar coronavírus em frango importado do Brasil, infectologista faz alerta sobre alimentos

>> Rússia registra 1ª vacina contra coronavírus; Filha do presidente Putin já foi vacinada

Brasil: vitória para o mundo

Segundo Michael Ryan, o controle da pandemia no Brasil poderia representar uma vitória para o mundo, já que o país se encontra no segundo lugar em número total de pessoas infectadas. “O sucesso do Brasil é o sucesso do mundo [na luta contra a pandemia]”, afirmou.

>> Recife é a 2º capital do Nordeste com maior taxa de mortalidade devido ao coronavírus

>> Teste positivo para coronavírus em quem já teve a doença leva cientistas a investigarem se é possível reinfecção

>> Imunidade contra o coronavírus? Vacina da Rússia pronta? Médica faz alertas

Sucesso em menos de dois anos

Sobre as medidas de isolamento social e quarentena, Tedros Ghebreyesus afirmou que não é possível usá-los como soluções de longo prazo. Apesar da importância das medidas, a produção de uma vacina e um esforço global são necessários para conter a doença.

O diretor da OMS afirmou que acredita que a pandemia “seja freada em menos de dois anos”, considerando a tecnologia disponível e os recursos aplicados contra a covid-19. "Não podemos escolher entre economia e vidas. É uma falsa escolha. A pandemia é um alerta de que saúde e economia são inseparáveis."

>> Covid-19 põe em risco anos de progresso em saúde nas Américas, diz OMS

>> OMS: Índice de jovens com coronavírus triplica em 5 meses no mundo

>> Coronavírus: Mulheres são mais afetadas por crise econômica na pandemia

>> Pernambuco investiga suspeita de morte por coronavírus em navio atracado em Suape

>> Apesar da lei, população segue sem usar máscara contra coronavírus em Pernambuco

Corrupção

O médico comentou casos de corrupção que vem acontecendo em diversos países, como o Brasil, com recursos levantados para o combate à pandemia. “Corrupção é assassinato. As práticas criminosas em relação à pandemia precisam cessar”.