ETAPA 8

Barraqueiros são liberados para trabalhar na faixa de areia da praia a partir de 31 de agosto

Após protestos, os barraqueiros foram incluídos na Etapa 8 do Plano de Convivência contra o novo coronavírus

Barraqueiros são liberados para trabalhar na faixa de areia da praia a partir de 31 de agosto

Barraqueiros fizeram vários protestos na orla de Boa Viagem - Foto: Wellington Lima / JC IMAGEM

Em entrevista coletiva, o secretário estadual de saúde, André Longo, confirmou que a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata (Gerência 1) avançam, a partir da segunda-feira (31), para a etapa 8 do Plano de Convivência contra o novo coronavírus. O destaque fica por conta da liberação do comércio de praia. A decisão é tomada depois de vários protestos dos barraqueiros. Com isso, os comerciantes podem voltar a trabalhar na faixa de área. A fiscalização fica por conta de cada prefeitura. 

>>"Meus netos me perguntam se tem almoço, vou na cozinha e choro", desabafa comerciante em protesto

De acordo com o Plano de Convivência do Governo de Pernambuco, as academias de ginásticas e similares também estão liberadas para receber 50% da capacidade. Já os serviços de escritório (advogado, contador,consultoria, imobiliária, etc) voltam a atuar com 100% da mão de obra. A outra novidade é a liberação dos museus, que podem receber 1/3 da capacidade.

Turismo em Fernando de Noronha

Ainda durante a coletiva online, o administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, confirmou que a ilha está liberada para voltar a receber turistas. As pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus também podem viajar para a ilha, mas a partir de 1° de setembro e com o comprovante de que já está curado da covid-19. Ou seja, será preciso apresentar o comprovante RT-PRC, de mais de 20 dias, ou o IGG de anticorpos contra o novo coronavírus. O exame será enviado para a administração através do pagamento da TPA (Taxa de Preservação Ambiental), que pode ser feito de forma online, e é exigido anexar o arquivo do exame. 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.