saúde

Medicamento contra síndrome rara associada à covid-19 já está disponível, afirma presidente do Cremepe

Mário Fernando Lins também se mostrou contrário ao retorno das aulas presenciais devido ao risco de contaminação em crianças e adolescentes

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 28/08/2020 às 18:26
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Uma reunião entre o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Governo de Pernambuco foi feita, nesta sexta-feira (28), para definir as diretrizes para o reforço da emergência pediátrica no Estado, após os casos da síndrome rara associada à covid-19 que atinge crianças e adolescentes. De acordo com o presidente do Cremepe, Mário Fernando Lins, o medicamento já está disponível na rede pública de saúde e os hospitais de referência podem fazer a solicitação.

>>Estudo relaciona vírus da covid-19 a síndrome rara que afeta crianças

>>"Pico da pediatria em relação ao coronavírus ainda está por vir", diz vice-presidente do Cremepe

>>Após primeira morte de criança por síndrome rara associada à covid-19, infectologista explica cuidados e tratamento

‘’Nós conseguimos a garantia de mais 20 leitos de UTI para crianças; a imunoglobulina, que é importante na fase aguda da doença, já está viável na rede pública (de saúde) e os gestores podem solicitar dos estoques que foram remanejados. Os casos que são diagnosticados são encaminhados’’, afirmou o presidente do Cremepe, Mário Fernando Lins.

Risco de contaminação

A pediatra Ângela Rocha contou que as vítimas podem apresentar os sintomas da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica dentro de dias ou semanas mesmo que não tenha sido infectada pelo novo coronavírus. Essa questão também foi comentada pelo presidente do Cremepe e ele afirmou que se trata de um ‘’grande problema’’.

‘’A imunoglobulina está sendo disponibilizada em toda as unidades de referência que precisem podem solicitar a central que será atendido. A criança é assintomática. Esse é o grande problema. Ela pode ter a doença e não apresentar os sintomas (no caso da codi-19).

Volta às aulas

As aulas presenciais em Pernambuco estão suspensas até o dia 31 de agosto, sendo que o governo estadual liberou apenas a retomada para cursos livres. Diante da síndrome rara relacionada à covid-19, o presidente do Cremepe é contrário ao retorno das aulas presenciais. O vice-presidente do órgão, Fernando Oliveira, já havia comentado que ‘’o pico da pediatria em relação ao novo coronavírus ainda está por vir’’.

‘’Não recomendaria às voltas aulas, neste momento. É muito preocupante. É preciso que haja o distanciamento social, o uso de álcool em gel e a conscientização do uso de máscara. O Lacen/PE está com máquinas novas e deve realizar mais exames nos próximos dias ou semanas’’, completou Mário Fernando Lins.