PROTOCOLO

Protocolo: Saiba como vai funcionar o retorno dos barraqueiros à praia em Pernambuco

De acordo com o Governo de Pernambuco, é preciso seguir o protocolo de segurança contra o coronavírus

Protocolo: Saiba como vai funcionar o retorno dos barraqueiros à praia em Pernambuco

Guarda-sóis não podem ficar próximos e banhistas devem usar máscaras - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Com informações do Por Dentro com Cardinot

Com a liberação do comércio de praia em Pernambuco , assim como também fica permitida a reabertura de museus e exposições e retomada de 100% do efetivo de trabalhadores em escritórios, a secretária executiva de desenvolvimento econômico do Estado, Maíra Fischer, esclareceu o protocolo de retomada para evitar a propagação do novo coronavírus, em Em entrevista ao Por Dentro com Cardinot nesta sexta-feira (28).

>>"Meus netos me perguntam se tem almoço, vou na cozinha e choro", desabafa comerciante em protesto

Fiscalização nas praias

De acordo com a secretária, o Governo de Pernambuco criou um protocolo geral e afirmou que cada prefeitura fica responsável pelas fiscalizações nas praias. ‘’Vão ter algumas regras novas. É importante a gente deixar claro que cada prefeitura vai ter liberdade para restringir um pouco mais os protocolos que estão postos. O Estado (governo) fez um protocolo com diretrizes gerais em relação ao distanciamento e higienização’’, pontuou.

Distanciamento e uso da máscara

Com retomada dos barraqueiros na faixa de areia, tendo em vista que o banho de mar já estava liberado, as regras para evitar aglomerações foram criadas. O ‘novo normal’ passa pelo uso obrigatório das máscaras e a distanciamento. 

‘’Vai ter uma separação entre os guarda-sóis de grupos diferentes, tendo que ficar pelo menos 4 metros de distância entre os grupos, sendo um guarda-sol por grupo e quatro cadeiras. Vai ter a obrigatoriedade da máscara também. O barraqueiro não pode atender quem estiver sem máscara. As pessoas podem tirar (a máscara) quando for se alimentar, beber ou tomar banho no mar’’, afirmou.

Outras liberações

Inseridos na Etapa 8 do Plano de Convivência, os museus que ficam na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata de Pernambuco ainda não tiveram o protocolo contra o coronavírus disponível, algo que deve acontecer antes da retomada no dia 31 de agosto. 

‘’Está sendo fechado o protocolo da volta dos museus e a gente deve liberar hoje (sexta-feira) ou amanhã (sábado) para a população no site Pernambuco Contra o Coronavírus. Já está tudo alinhado com os museus, que ajudaram na criação do protocolo’’, completou a secretária Maíra Fischer.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.