saúde

‘’Só 10% apresentam o câncer de cólon antes dos 50 anos’’, diz médico sobre doença que causou morte de Chadwick Boseman

O ator conhecido por interpretar o Pantera Negra lutava contra um câncer de cólon desde 2016 e faleceu, aos 43 anos de idade

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 31/08/2020 às 15:53
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

O falecimento do ator Chadwick Boseman, após quatro anos lutando contra um câncer de cólon, surpreendeu o mundo do cinema. A causa da morte do artista conhecido por interpretar Rei T’Challa, O ‘’Pantera Negra’’, aos 43 anos, chamou a atenção. Em entrevista ao Por Dentro Com Cardinot, nesta segunda-feira (31), o proctologista Maurílio Toscano explicou que o câncer de cólon é uma doença é silenciosa.

>>Em abril, magreza do ator Chadwick Boseman preocupou fãs; diagnóstico de câncer não era público

‘’A doença pode acometer pacientes mais jovens. Provavelmente, ele (Chadwick Boseman) deve ter algum fator que predispôs ao surgimento do câncer de uma forma mais precoce. Geralmente, o câncer começa a partir dos 50 anos. Só 10% (das pessoas) apresentam o câncer antes, que foi o caso dele. Isso não é a regra’’, afirmou o proctologista. Confira o complemento da entrevista abaixo.

Câncer de cólon

É possível ficar atento aos primeiros sintomas, já que se trata de uma doença silenciosa? E quais seriam eles?

O paciente que começa a apresentar sangramento que pode ter coloração ativa ou sangramento escuro; pode vir misturado às fezes ou pode ser fora das evacuações. Outros sintomas podem ser desconforto abdominal e alteração do hábito intestinal. As fezes diminuem, uma vez que o tumor cresce para dentro, como se fosse um cano ficando estreito e as fezes também. É uma doença silenciosa. Quando aparecem os sintomas é uma fase mais avançada. Para diagnóstico, a gente precisa fazer um exame: a colonoscopia.

Existe uma idade crítica para o surgimento da doença? Qual doença ou quais doenças podem evoluir para um câncer de cólon?

Existem alguns fatores de risco: a idade. A partir dos 50 anos, deve começar o rastreio para o câncer de reto e cólon; existe o fator familiar, quando você é parente em primeiro grau de alguém que teve câncer de intestino. Alguns são casos hereditários, síndrome genética, doença inflamatórias, que podem acometer o intestino, obesidade, sedentarismo, o tabagismo. São todos fatores que contribuem para o aumento do câncer do intestino, que pode gerar o câncer de cólon.