feriado

Uso de máscara é raro em movimentação na praia de Boa Viagem no feriado de 07 de setembro

Equipes da Prefeitura do Recife estão na praia de Boa Viagem para alertar sobre os protocolos de segurança contra o coronavírus

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 07/09/2020 às 10:49
Tião Siqueira/JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem

Com a liberação para banho de mar e comércio na faixa de areia, muita gente decidiu aproveitar o feriado de 07 de setembro, dia da Independência do Brasil, na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Aparentemente, a movimentação estava menor do que as imagens mostraram no domingo (05). Mesmo assim, era comum ver pessoas sem máscaras, além de um distanciamento parcial. Em Olinda, a situação se repetia. Em um contexto de pandemia do novo coronavírus, fiscais das prefeituras estavam nos locais para orientar sobre os protocolos de segurança e evitar aglomerações.

>>Domingo de praias lotadas em Boa Viagem e Porto de Galinhas com aglomerações e pouco uso de máscara

Tião Siqueira/JC Imagem
Movimentação na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. no feriado de 07 de setembro - FOTO:Tião Siqueira/JC Imagem
Tião Siqueira/JC Imagem
Movimentação na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. no feriado de 07 de setembro - FOTO:Tião Siqueira/JC Imagem
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito

Distanciamento e uso da máscara

Com retomada dos barraqueiros na faixa de areia, tendo em vista que o banho de mar já estava liberado, as regras para evitar aglomerações foram criadas. O ‘novo normal’ passa pelo uso obrigatório das máscaras e a distanciamento.

‘’Vai ter uma separação entre os guarda-sóis de grupos diferentes, tendo que ficar pelo menos 4 metros de distância entre os grupos, sendo um guarda-sol por grupo e quatro cadeiras. Vai ter a obrigatoriedade da máscara também. O barraqueiro não pode atender quem estiver sem máscara. As pessoas podem tirar (a máscara) quando for se alimentar, beber ou tomar banho no mar’’, afirmou.

Fiscalização nas praias

De acordo com a secretária, o Governo de Pernambuco criou um protocolo geral e afirmou que cada prefeitura fica responsável pelas fiscalizações nas praias. ‘’Vão ter algumas regras novas. É importante a gente deixar claro que cada prefeitura vai ter liberdade para restringir um pouco mais os protocolos que estão postos. O Estado (governo) fez um protocolo com diretrizes gerais em relação ao distanciamento e higienização’’, pontuou.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.