"PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA"

Semana Nacional de Trânsito começa em todo o país nesta sexta (18)

O foco da Semana Nacional de Trânsito é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão. 

Semana Nacional de Trânsito começa em todo o país nesta sexta (18)

Tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano é "Perceba o risco, proteja a vida" - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Agência Brasil

Começa nesta sexta-feira (18) e vai até dia 25 próximo, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Durante o período, ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

 

 

>> Validade da Carteira de Habilitação e redução de punições; Senado aprova mudanças no Código de Trânsito

>> Com a retomada da economia, número de veículos nas ruas aumenta e acidentes de trânsito se multiplicam em Pernambuco

>> Detran-PE prorroga prazo de validade do CRLV de 2019; Veja como fica

 

Foco

Com o tema "Perceba o risco, proteja a vida", definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão. 

Por causa das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, este ano, a semana ocorrerá em formato digital e será denominada "O Detran na sua vida". A iniciativa traz também o tema das campanhas educativas para este ano.

 

>> Detran-PE adota CNH e CRLV digital; Veja como tirar o seu

>> Detran retoma atendimento presencial; saiba como agendar e quais serviços seguem suspensos

 

ONU

A realização da SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. 

Em 2020, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. 

“Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito incluem, também, palestras sobre temas variados.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.