DROGA

Polícia Federal erradica 80 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Operação aconteceu do dia 11 ao 18 de setembro, no Sertão do estado.

Polícia Federal erradica 80 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Segundo assessor da PF quando uma grande quantidade como essa deixa de abastecer o mercado consumidor, há uma tendência na diminuição da violência. - Foto: Day Santos/JC Imagem

Em operação do dia 11 a 18 de setembro, a Polícia Federal erradicou mais de 80 mil pés de maconha, no Sertão de Pernambuco. Caso os pés fossem colhidos e prensados, o plantio renderia 27 toneladas da droga.

>>>Jovem é presa com 30 quilos de maconha no aeroporto do Recife

>>>Polícia Federal destrói 57 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

O assessor de comunicação da Polícia Federal Federal, Giovani Santoro, falou sobre os locais onde as plantações foram achadas.

“Essa apreensão e erradicação foi feita principalmente no Sertão pernambucano, mais precisamente em Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha e algumas Ilhotas do Rio São Francisco”, disse.

Segundo Santoro, a polícia faz levantamentos de onde existem plantios de maconha.

“A polícia federal faz os levantamentos desses locais detectando onde estão os plantios. Aí uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil vão para os locais e fazem a destruição de todos os plantios”, explicou.

Presos

Giovani contou, que durante a apreensão dos pés da droga, uma pessoa foi presa.

“Quando os policiais chegaram, a pessoa estava no plantio. Ele quis negar, mas não houve como porque sua mão estava impregnada de maconha, o que comprova que ele estava realmente cultivando o roçado. A pessoa tem passagem pela polícia, antecedentes criminais por tráfico e por roubo”, relatou.

Desabastecimento da droga no Estado

O assessor ainda falou da importância do desabastecimento da maconha no estado. Segundo ele, quando uma grande quantidade como essa deixa de abastecer o mercado consumidor, há uma tendência na diminuição da violência. Isso acontece porque o tráfico de droga traz outras ocorrências criminosas como furtos, assaltos, homicídios e guerra de gangues para dominar territórios para vender as drogas.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.