Prevenção

Dia Mundial do Coração incentiva hábitos saudáveis e prevenção

No Brasil, são 290 mil mortes por ano por doença no coração, que também é a principal causa de mortes no mundo

Agência Senado
Agência Senado
Publicado em 29/09/2020 às 11:45
A OMS aponta que as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo - Getty Images
FOTO: A OMS aponta que as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo - Getty Images

Esta terça-feira (29) é o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) como forma de conscientizar a população sobre a importância de manter um estilo de vida saudável para evitar doenças cardíacas.

O médico Evandro Tinoco, presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca e coordenador da Universidade do Coração da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lembra que "no Brasil são 290 mil mortes por ano por doença cardíaca, que também é a principal causa de mortes no mundo. Essas causas de mortes são passíveis de prevenção, principalmente, com o controle da hipertensão, do diabetes, da obesidade, do sedentarismo e do fumo".

>> Confira o que diz o médico Evandro Tinoco sobre as doenças cardíacas e prevenção

>> Saiba mais sobre como manter seu coração saudável no portal do Coração

Problemas

Em 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,7 milhões de pessoas morreram no mundo, por causa de doenças cardiovasculares. A hipertensão e complicações cardíacas também aumentam o risco de o paciente desenvolver forma grave de covid-19.

>> Saiba os riscos da covid-19 para pessoas com problemas no coração

>> Sabe o que é síndrome do coração partido? Doença terá registro nacional

Prevenção

Hábitos como tabagismo, consumo crônico de bebidas alcoólicas, sedentarismo, dieta rica em sal e alimentos processados, como embutidos, devem ser abandonados, em benefício à saúde.

A prevenção é a melhor maneira para evitar doenças cardíacas, assim como o controle da hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo e fumo.

Estresse emocional e físico também causam doenças, como a síndrome do coração partido, com sintomas semelhantes ao de um infarto.

Atividades que reduzam estresse, como meditação e prática de exercícios físicos ajudam na prevenção desse tipo de problema.