REQUALIFICAçãO

Veja como ficarão os novos 60 quiosques da praia de Boa Viagem, no Recife

De acordo com a Prefeitura do Recife, os quiosques serão modernizados devido à uma parceria firmada com os quiosqueiros

Veja como ficarão os novos 60 quiosques da praia de Boa Viagem, no Recife

As imagens do projeto de reforma dos quiosques da orla de Boa Viagem foram divulgadas - Foto: Divulgação

Após vários polêmicas relacionadas à estrutura dos quiosques da Orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a Prefeitura do Recife recebeu o projeto desenvolvido para restaurar os 60 quiosques espalhados ao longo dos 8 km da praia. De acordo com a prefeitura, as obras será sem custos ao município, pois se trata de termo de cooperação firmado entre a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR) e a iniciativa privada. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), responsável pela articulação do processo. Os serviços tiveram início no último dia 31 de setembro.

Ainda de acordo com a Prefeitura do Recife, o investimento será R$ 2,1 milhões e as obras estão a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O projeto apresenta que todos os quiosques terão um painel de energia solar e balcão acessível para cadeirantes e o design vai permitir sombra e o abrigo da chuva para as pessoas, além da área para depósito, estrutura elétrica e hidráulica.

Reforma dos quiosques

A reforma dos quiosques é assinada por uma equipe liderada pelo arquiteto recifense Bruno Ferraz e conta com o historiador Leonardo Dantas, o xilógrafo Severino Borges e o presidente da Associação Pelo Cordel em Pernambuco (Acordel), Felipe Junior, que vai selecionar cordelistas para desenvolver os textos. O projeto final foi desenvolvido pelo arquiteto recifense Bruno Ferraz.

''O calçadão da Orla de Boa Viagem compõe o principal cartão-postal da nossa cidade. Nossa praia é considerada uma das praias urbanas mais belas do Brasil. Por isso, a revitalização e requalificação dos quiosque são essenciais para a valorização desse ponto de encontro e convivência, atraindo mais turistas e visitantes, além do próprio recifense poder usufruir de novo um espaço público da cidade”, pontuou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Projeto criticado por arquitetos

Quando o representante da Associação dos Quiosqueiros da orla de Boa Viagem, Francisco Silva, revelou que existia um esboço do projeto para reformar os quiosques, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco apontou irregularidades na concepção do projeto dos quiosques. De acordo com o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Rafael Amaral, existem inúmeras denúncias de irregularidades na concepção da requalificação da orla. O projeto de requalificação dos quiosques foi divulgado pela Prefeitura do Recife.

Barraqueiros em Boa Viagem

Além dos quiosques para consumo, os barraqueiros fazem parte do comércio na praia de Boa Viagem. A categoria foi liberada para trabalhar na faixa de areia desde o dia 31 de agosto, após vários meses fechados devido à pandemia do novo coronavírus e protestos. No primeiro feriadão, inúmeras aglomerações foram registadas no litoral de Pernambuco. A fiscalização fica por conta de cada prefeitura. Com retomada dos barraqueiros na faixa de areia, tendo em vista que o banho de mar já estava liberado, as regras para evitar aglomerações foram criadas. O ‘novo normal’ passa pelo uso obrigatório das máscaras e a distanciamento. 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.