greve

Contrários ao retorno das aulas presenciais, professores da rede estadual de Pernambuco mantêm greve

A decisão foi tomada em assembleia e contraria a Justiça, que considerou a greve dos professores ilegal

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 05/10/2020 às 19:46 | Atualizado em 17/07/2023 às 10:06
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Os professores da rede estadual de Pernambuco decidiram, durante assembleia realizada nesta segunda-feira (05), deflagrar a greve que havia sido decretada no dia 30 de setembro e não retornam para as aulas presenciais, que começam nesta terça-feira (06), de acordo com o cronograma do governo estadual.

A categoria optou por manter o ensino de forma remota (online). A paralisação segue contra a decisão da Justiça, que considerou a greve dos professores estaduais ilegal.

Professora e funcionárias de escola com covid-19

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, concedeu entrevista ao Por Dentro Com Cardinot e revelou que alguns profissionais de educação voltaram ao trabalho em uma escola em Itaquitinga e testaram positivo para a covid-19.

"A delegada sindical do Sintepe é dessa escola, e informou que alguns professores voltaram no dia 29 (de setembro) e, por decisão deles, resolveram ir na Secretária de Saúde, e uma das professores testou para positivo para a covid-19 e, hoje, duas merendeiras também testaram positivo para a covid-19", relatou.

"O Governo de Pernambuco vai colocar alunos e trabalhadores de educação na escola, sem testagem obrigatória, e qualquer um pode estar com covid-19 e contaminar os outros, como nessa escola em Itaquitinga", concluiu.