SAúDE

Casal e idosa de 97 anos, primeiros casos do novo coronavírus em Pernambuco, celebram 'nova vida'

Sete meses depois, os três estão curados da covid-19 e com a esperança renovada depois da dificuldade

Casal e idosa de 97 anos, primeiros casos do novo coronavírus em Pernambuco, celebram 'nova vida'

A família está curada do novo coronavírus após passar por dificuldades - Foto: Severino Gomes/TV Jornal

Com informações de Emerson Pereira, do Por Dentro com Cardinot

O Por Dentro com Cardinot entrevistou as primeiras pessoas que foram registradas com o novo coronavírus em Pernambuco. Trata-se de um casal Que havia voltado de uma viagem para o Egito e Itália. Eles foram confirmados com a doença em março, de acordo com o governo estadual. Quando retornaram, uma idosa de 97 anos também foi infectada pelo novo coronavírus. A família passou por momentos difíceis, mas conseguiram se recuperar do novo coronavírus. 

O engenheiro civil, Sylvio Romero, ficou 61 dias internado, sendo 21 dias entubado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), lutando contra o novo coronavírus, que estabeleceu um antes e um depois na vida dele.

>>Pernambuco anuncia 1º caso de "cura clínica" de coronavírus

>>Professora, paciente de número 2.500 diagnosticada no Recife com coronavírus recebe alta

‘’A gente começa a repensar a vida. Repensamos a vida de outra maneira, com certos valores a gente começa a repensar. É muito bom você voltar para casa, com sua família, sua mulher, seu netos’’, enfatizou o engenheiro civil.

Lembranças

A esposa de Sylvio, a empresária Solange Gouveia e a sogra, Joana D’arc, que tem 97 anos, também ficaram internadas por conta do novo coronavírus. ‘’Uma semana depois que a gente (casal) se internou, ela (Joana) se internou. Quando eu chego de viagem, a primeira coisa é visitar ela e levar lembranças’’, contou Solange sobre ter encontrado a mãe. 

>>Idosa de 93 anos recebe alta hospitalar após se curar do novo coronavírus

>>Paciente curado do coronavírus recebe alta e é aplaudido por médicos em Petrolina

Ao ser perguntada se ainda sente sintomas do novo coronavírus, Joana D’arc mostrou bom humor ao brincar na resposta. ‘’Não me lembrei de nada. eu fiquei aérea. Não sabia de nada. Só estou sentindo falta da minha casa’’, disse sorrindo pelo fato de estar morando com a filha e o genro.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.