
A decisão foi tomada em assembleia virtual, nesta quinta-feira (08), após os professores chegaram em um acordo com o Governo de Pernambuco
A Justiça do Trabalho havia determinado a suspensão das aulas presenciais em Pernambuco - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Com informações de Margarida Azevedo, do JC Online
Os professores da rede estadual de Pernambuco decidiram suspender a greve, deflagrada há três dias. De acordo com a apuração de Margarida Azevedo, da coluna Enem e Educação, do JC Online, a categoria aprovou, em assembleia virtual nesta quinta-feira (08), a garantia que o governo estadual deu de não retornar às aulas presenciais na rede estadual até 21 de outubro, mesmo que a Justiça autorize.
Ainda de acordo com a apuração da colunista do Jornal do Commercio, a assembleia teve a presença de 1.100 profissionais de educação e a proposta foi aprovada por 78% dos professores. Anteriormente, os professores optaram por manter o ensino de forma remota (online).
A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, concedeu entrevista ao Por Dentro Com Cardinot e revelou que alguns profissionais de educação voltaram ao trabalho em uma escola em Itaquitinga e testaram positivo para a covid-19.
''A delegada sindical do Sintepe é dessa escola, e informou que alguns professores voltaram no dia 29 (de setembro) e, por decisão deles, resolveram ir na Secretária de Saúde, e uma das professores testou para positivo para a covid-19 e, hoje, duas merendeiras também testaram positivo para a covid-19. O Governo de Pernambuco vai colocar alunos e trabalhadores de educação na escola, sem testagem obrigatória, e qualquer um pode estar com covid-19 e contaminar os outros, como nessa escola em Itaquitinga'', contou.
O Governo de Pernambuco anunciou as datas de retorno das aulas presenciais, começando com os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio, a partir do dia 06 de outubro, do 2º ano para o dia 12 de outubro e 1º ano no dia 20 de outubro. As aulas presenciais para as crianças seguem proibidas para rede pública quanto para a rede privada. Com isso, os alunos (as) continuam com aulas de forma online, através da internet.
De acordo com o secretário de educação de Pernambuco, Fred Amancio, o retorno é opcional, ou seja, os pais decidem se vão deixar seus filhos, menores de idade, retornarem as aulas presenciais. A volta das aulas já estavam autorizadas para o ensino superior e cursos técnicos, com protocolos de segurança contra o novo coronavírus.
Distanciamento social
Prevenção/proteção
Monitoramento e educação
A Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE) obteve a suspensão da liminar que impedia a retomada das aulas presenciais nas escolas particulares
A previsão foi revelada pelo secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Bruno Schamwbach
o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE) pediram a suspensão das aulas presenciais na Justiça do Trabalho