Os professores da rede estadual de Pernambuco decidiram suspender a greve, deflagrada há três dias.
De acordo com a apuração de Margarida Azevedo, da coluna Enem e Educação, do JC Online, a categoria aprovou, em assembleia virtual nesta quinta-feira (08), a garantia que o governo estadual deu de não retornar às aulas presenciais na rede estadual até 21 de outubro, mesmo que a Justiça autorize.
Ainda de acordo com a apuração da colunista do Jornal do Commercio, a assembleia teve a presença de 1.100 profissionais de educação e a proposta foi aprovada por 78% dos professores. Anteriormente, os professores optaram por manter o ensino de forma remota (online).
Professora e funcionárias de escola com covid-19
A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, concedeu entrevista ao Por Dentro Com Cardinot e revelou que alguns profissionais de educação voltaram ao trabalho em uma escola em Itaquitinga e testaram positivo para a covid-19.
"A delegada sindical do Sintepe é dessa escola, e informou que alguns professores voltaram no dia 29 (de setembro) e, por decisão deles, resolveram ir na Secretária de Saúde, e uma das professores testou para positivo para a covid-19 e, hoje, duas merendeiras também testaram positivo para a covid-19", contou.
"O Governo de Pernambuco vai colocar alunos e trabalhadores de educação na escola, sem testagem obrigatória, e qualquer um pode estar com covid-19 e contaminar os outros, como nessa escola em Itaquitinga", concluiu.