COVID-19

Escola particular do Recife suspende aulas por contaminação de covid-19 entre alunos

O comunicado foi feito pela direção do colégio nesta quarta-feira (21)

Escola particular do Recife suspende aulas por contaminação de covid-19 entre alunos

O comunicado foi feito pela direção do colégio nesta quarta-feira (21) - Foto: Wellington Lima/TV Jornal

O Colégio Damas localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, decidiu suspender as aulas das turmas de 3º ano do ensino médio pelos próximos 14 dias por conta da contaminação de alguns estudantes pelo novo coronavírus (covid-19). A suspensão vale a partir desta quinta-feira (22).

De acordo com a repórter Margarida Azevedo do JC Online, a informação é que um dos alunos contaminado teria participado recentemente de uma festa com outros colegas da escola. Esse primeiro jovem a adoecer foi apenas um dia para a escola, justamente no primeiro dia de retorno, na semana passada.

>>Coronavírus: Pernambuco totaliza mais de 157 mil casos confirmados

>>Com maior taxa de mortalidade do Nordeste, confira os números da covid-19 nos bairros do Recife

"Nesta quarta-feira (21), a direção do Colégio Damas foi notificada que alunos da 3a série do Ensino Médio testaram positivo para Covid-19. As pessoas que tiveram contato com eles já foram comunicadas sobre o resultado e receberam a orientação de ficarem em isolamento e realizarem o teste. Estamos cientes de que essa contaminação ocorreu antes do retorno às aulas presenciais, durante um encontro entre os alunos fora do ambiente escolar", diz a colégio em nota. 

Com a retomada das aulas, o Damas voltou a receber os alunos no último dia 13 quando estava autorizado pelo Governo de Pernambuco. 

Protocolo de saúde e segurança

"Seguindo rigorosamente o protocolo de saúde e segurança da Rede Damas Edu- cacional, validado por especialistas, além das orientações de autoridades de saúde do Estado, as aulas presenciais das turmas da 3a série do Ensino Médio estão suspensas a partir desta data e continuarão de forma remota. A medida preventiva vale até o dia 2 de novembro", complementa a nota.

Colégio

O Damas tem 150 alunos do 3º ano. Na retomada, a turma foi dividida em duas. Enquanto metade fica em casa acompanhando as aulas de maneira remota, o outro grupo fica presencialmente na escola. O rodízio de cada grupo é semanal.

Nota do Colégio Damas na íntegra

Senhores Pais,

Nesta quarta-feira (21), a direção do Colégio Damas foi notificada que alunos da 3a série do Ensino Médio testaram positivo para Covid-19. As pessoas que tiveram contato com eles já foram comunicadas sobre o resultado e receberam a orientação de ficarem em isolamento e realizarem o teste. Estamos cientes de que essa contaminação ocorreu antes do retorno às aulas presenciais, durante um encontro entre os alunos fora do ambiente escolar.

Seguindo rigorosamente o protocolo de saúde e segurança da Rede Damas Edu- cacional, validado por especialistas, além das orientações de autoridades de saúde do Estado, as aulas presenciais das turmas da 3a série do Ensino Médio estão suspensas a partir desta data e continuarão de forma remota. A medida preventiva vale até o dia 2 de novembro.

É nosso compromisso zelar pela saúde e bem-estar dos nossos alunos, familiares e colaboradores, com a transparência que o caso exige. Estamos à disposição das famílias em caso de dúvidas.

Atenciosamente,
Ir. Marcela Sarmento Cavalcanti.

Coronavírus em Pernambuco

Nesta quarta-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 624 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 34 (5,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 590 (94,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 157.418 casos confirmados da doença, sendo 26.781 graves e 130.637 leves.

Também foram confirmados 14 novos óbitos, ocorridos desde 11 de maio. Do total de mortes do informe de hoje, cinco (36%) ocorreram nos últimos três dias, sendo três em 18/10, uma em 19/10 e uma em 20/10. Os outros nove registros (64%) ocorreram entre os dias 11/05 e 17/10. Com isso, o Estado totaliza 8.519 mortes pela Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.