
Os casos do novo coronavírs foram confirmados pela administração do Arquipélago de Fernando de Noronha
Em Fernando de Noronha, novos casos da covid-19 foram confirmados - Foto: RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO
A administração do Arquipélago de Fernando de Noronha revelou que, durante o último fim de semana, cinco novos casos da covid-19 foram confirmados. Com isso, o número subiu para 14. Vale lembrar que esses casos da covid-19 foram confirmados após reabertura total da ilha, que aconteceu no último dia 10 de outubro. Ao todo, a Ilha de Fernando de Noronha registrou, desde o inicio da pandemia, 138 casos da doença. Em contato com o JC Online, a administração de Fernando de Noronha contou que, atualmente, 12 pessoas contaminadas se recuperam no arquipélago.
Para garantir a segurança de moradores e visitantes, serão obrigatórios testes do tipo RT-PCR antes e após a estada. Além disso, os visitantes precisarão assinar o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta concordando com o cumprimento do protocolo e das orientações da Vigilância Sanitária do arquipélago. A assinatura do termo vale também para trabalhadores e prestadores de serviço.
Os moradores do arquipélago de Fernando de Noronha que sentirem qualquer sintoma da covid-19 devem comunicar à Vigilância em Saúde da ilha, relatar o quadro e seguir as orientações recebidas. O telefones são os seguintes: 3619-0956 e 99488-4366.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
O Corpo de Bombeiros está no local e as buscas pelo menino de 13 anos continuam no Rio Capibaribe
Informações divulgadas em redes sociais e entre profissionais de saúde falam sobre um novo aumento dos números da covid-19, em Pernambuco
Confira como denunciar estabelecimentos que não cumpram os protocolos contra a covid-19