Eleições 2020

2º turno: Acompanhe ao vivo debate da Rádio Jornal com candidatos à Prefeitura do Recife

A Rádio Jornal realiza, nesta quinta (19), o primeiro debate do 2º turno, com Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB), candidatos à Prefeitura do Recife

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 19/11/2020 às 7:26
Arte sobre fotos/Arnaldo Carvalho/JC Imagem
FOTO: Arte sobre fotos/Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) vão se encontrar em dois debates promovidos pelo Sistema Jornal do Commércio de Comunicação (SJCC). A escolha do novo prefeito(a) do Recife será decidida em segundo turno.

Nesta quinta-feira (19), eles discutem as propostas para o Recife, às 10h30, na Rádio Jornal. O debate tem o objetivo de promover um confronto de ideias e propostas para ajudar o eleitor, na decisão do voto.

>> João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) se encontram em debates promovidos pelo SJCC

>> Rádio Jornal faz primeiro debate do segundo turno com candidatos à Prefeitura do Recife

>> Resultados divulgados em Pernambuco; confira como foi a apuração dos votos das Eleições 2020

>> Eleições 2020: João Campos e Marília Arraes disputam 2º turno para a Prefeitura do Recife

Confira o debate ao vivo

"Nossa tradição de promover debates e contribuir com a democracia é reforçada, nesta eleição. Estamos fazendo uma cobertura integrada, com todos os veículos do SJCC, e mostramos nossa força, no sentido de trazer à luz as discussões importantes para as cidades. No caso do debate da Rádio Jornal, a gente espera que o ouvinte, que garante a nossa liderança absoluta há tantos anos, e mesmo os que ainda não têm o hábito de nos escutar, possam ter a chance de ouvir o que os candidatos têm a dizer, quais são suas propostas para comandar a cidade, a partir do ano que vem, por meio de um confronto cara a cara", pontua Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal.

Geraldo Freire concorda com essa análise. "Tenho certeza de que a Rádio Jornal vai tomar conta da cidade. Serão só dois candidatos debatendo, em um programa de cinco blocos. Vai ser mais um show de transmissão da nossa emissora", comenta o Comunicador da Maioria.

TV Jornal

No dia 24, próxima terça-feira, João e Marília participam do debate da TV Jornal, a partir das 11h. Os preparativos já começaram para Leandro Oliveira, que vai mediar o encontro.

"Agora, o placar zera e começa uma nova eleição. A organização é mais simples, com apenas dois candidatos, mas a mediação é de uma responsabilidade igual ou até maior. Para garantir o equilíbrio entre as duas partes e a clareza para o eleitor, para o telespectador, que pode decidir o voto, a partir do que os candidatos vão estar discutindo, no debate promovido pela TV Jornal e o SJCC. Seguimos dedicados a essa produção e com a expectativa de cumprir de novo a nossa missão, que é levar ao eleitor a chance de se informar melhor", analisa o jornalista.

"Fomos pioneiros em fazer o único debate em TV aberta do Recife. Tivemos recordes de audiência em todas as plataformas. A ideia agora é colocá-los frente a frente, no confronto direto, para que o telespectador, o eleitor, possa ver com atenção e melhor decidir o seu voto", resume Mônica.

Estrutura

Tanto na Rádio quanto na TV, os debates terão cinco blocos.

  • No primeiro, eles se apresentam ao público e falam por que querem ocupar a Prefeitura.
  • No segundo e no terceiro blocos, fazem perguntas diretamente entre si, algumas com temas livres e outras com temas definidos, que serão sorteados na hora, pelo mediador.
  • No quarto bloco, os candidatos vão responder as questões trazidas pelos jornalistas do SJCC.
  • No quinto bloco, eles fazem suas considerações finais.

A transmissão dos debates se estende ao meio digital, alcançando os sites oficiais, perfis no Facebook e canais do YouTube de todos os veículos que compõem o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

Nos intervalos, mais conteúdo exclusivo: jornalistas da editoria de Política do Jornal do Commercio vão comentar o desempenho de João e de Marília e a repercussão dos dois, nas redes sociais. A ferramenta CrowdTangle, do Facebook, serve de apoio a esta iniciativa, que o SJCC repete, nesta reta final.

Prevenção

Nos dois eventos, tanto os candidatos quanto suas equipes e os funcionários do SJCC envolvidos na realização vão respeitar os protocolos sanitários impostos pela pandemia do novo coronavírus. Entre as regras, estão a aferição de temperatura, na chegada ao SJCC, o uso de máscara obrigatório, durante o deslocamento dentro da emissora - à exceção dos candidatos, que poderão retirá-las na hora de fazer e responder perguntas - e a limpeza das mãos, com álcool 70%, à disposição em borrifadores, na empresa.

Entrevistados no Bronca 24h

João Campos, PSB, e Marília Arraes, PT, foram entrevistados, na última segunda-feira (16), ao vivo, no Bronca 24h. Confira o que os dois disseram, no vídeo abaixo. (Campos, a partir de 15'22'', e Arraes, a partir de 18'49''):

Votação

Em 2020, o segundo turno está marcado para 29 de novembro, duas semanas após o primeiro turno das eleições.

O que leva eleição para 2º turno?

Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, a Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do Executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta, no primeiro turno, nas cidades com mais 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador: a realização, em até 20 dias, de um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados, no primeiro turno.

Eleições pela internet?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o TSE estuda criar uma votação online para as próximas eleições. Segundo o presidente do TSE, os estudos de um novo modelo de votação serão comandados pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

>> Por medo de aglomerações, Lupércio suspende festa para acompanhar resultado em Olinda

"A proposta para as eleições do futuro é para que empresas de tecnologia apresentem modelos de votação digital que possam, no futuro, substituir as urnas, que funcionam muito bem e são confiáveis, porém elas têm um custo elevado, uma necessidade de reposição constante. A cada dois anos, nós precisamos repor cerca de 20% das urnas. Com o aumento do dólar, isso significa, eu diria, aproximadamente R$ 1 bilhão. E, portanto, para minimizar esse custo, nós estamos tentando um modelo alternativo, de preferência de voto pelo dispositivo pessoal", explicou Barroso.

Leia também: Procuradoria Geral de Justiça orienta que não haja comemorações públicas de resultado das eleições em Pernambuco

Entenda o que leva a disputa para prefeito ao 2º turno

TRE-PE orienta eleitores sobre instabilidade e erro no e-Título

Desafio pós-pandemia

o empresário João Carlos Paes Mendonça foi entrevistado na Rádio Jornal e falou suas visões para a capital pernambucana, diante das dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), além dos desafios para a próxima gestão municipal, após as eleições 2020.

“O Bolsa Família, o auxílio emergencial, são importantes, mas devem ser de passagem. O importante é gerar emprego, é investir em educação. Sem educação, não há desenvolvimento”, afirmou o empresário.