
A terceira etapa da campanha de imunização animal também disponibilizará pontos fixos para vacinação dos cães e gatos que morarem nestes dois bairros
A terceira etapa da campanha de imunização animal também disponibilizará pontos fixos para vacinação dos cães e gatos que morarem nestes dois bairros - Foto: Reprodução/Rádio Jornal
No próximo sábado (21), será realizada a terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, em locais estratégicos dos bairros de Apipucos e Macaxeira, Zona Norte do Recife, que integram os Distritos Sanitários 3 e 7, no formato porta a porta.
Ao todo, cerca de de 200 profissionais irão percorrer desses bairros para realizar a imunização de cães e gatos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), quem não for contemplado com o porta a porta no sábado poderá ir a um dos 14 postos fixos de vacinação, que funcionarão de segunda (23) a sexta-feira (27), das 8h às 17h.
Os postos serão instalados em pontos diversos dos dois distritos sanitários, que contemplam bairros da Zona Norte do Recife e parte da área central.
As unidades estarão distribuídas no Alto José do Pinho, Casa Amarela, Tamarineira, Alto do Mandu, Monteiro, Sítio dos Pintos, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Brejo da Guabiraba e Passarinho.
A relação com todos os postos fixos pode ser acessada aqui.
A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais.
A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.
A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo SUS, porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.
No Recife, 2017 foi o último ano em que foram registrados casos de raiva em um gato e um humano. Em 2018 e 2019, apenas quatro ocorrências foram detectadas, em morcegos. Em 2019, foram vacinados mais de 150 mil animais.
Previsão é do secretário Nacional de Aviação Civil
Saiba como se inscrever gratuitamente para participar da Expo Eventos
A TrueChange informou que o processo seletivo fica aberto até o preenchimento de todas as vagas de emprego