
Estado também confirma 9 mortes pela covid-19
Estado também confirma 9 mortes pela covid-19 - Foto: Sem Crédito
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (20), 688 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados, 34 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 654 (95%) são leves.
Agora, Pernambuco totaliza 174.312 casos confirmados da doença, sendo 27.692 graves e 146.620 leves.
Também foram confirmados nove óbitos, ocorridos entre 26/08 e 18/11. Com isso, o Estado totaliza 8.899 mortes pela Covid-19.
Apesar do número crescente de novos casos e mortes pelo novo coronavírus (covid-19), a Secretaria Estadual de Saúde afirma que Pernambuco não enfrenta segunda onda da doença.
Durante coletiva de imprensa, realizada nessa quinta-feira (19), o governo ainda negou o planejamento de novas medidas restritivas.
Apesar da Secretaria de Saúde negar uma segunda onda da covid-19, o epidemiologista e pesquisador Jones Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, afirma que o momento é de alerta.
Segundo análises feitas por ele, Pernambuco enfrenta um aumento significativo no número de novos casos da doença desde outubro.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa
Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) disputam o segundo turno para a Prefeitura do Recife
Bolsa fechou em alta, beneficiada por cenário externo