ELEIÇÕES 2020

TRE-PE prepara URNAS para SEGUNDO TURNO no Recife e em Paulista

O processo de transição das urnas para o segundo turno termina na próxima quarta-feira (25)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/11/2020 às 10:40 | Atualizado em 27/03/2023 às 8:09
Antonio Augusto/Ascom/TSE
FOTO: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou a preparar, neste sábado (21), as urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito do segundo turno nas cidades do Recife e de Paulista.

O secretário de tecnologia do TRE-PE, George Maciel, explica o trabalho. “Essas urnas passam por um processo, agora, de transição para o segundo turno", diz ele.

"É um procedimento técnico onde a gente vai programar as urnas para o segundo turno, marcando apenas os dois candidatos que concorrerão ao cargo de prefeito".

>> Eleições 2020: Yves Ribeiro e Francisco Padilha disputam segundo turno em Paulista

"É um procedimento mais rápido, existe a demora do autoteste das urnas, todas elas passam por teste novamente, nenhum dado é apagado, todos são mantidos para fins de auditoria", expica.

"Elas são novamente encaixotadas e ficam aguardando o término desse processo, que será concluído na próxima quarta-feira (25)”, detalhou o secretário.

 

Segundo George Maciel, na quinta-feira (26), os caminhões começam a ser carregados para fazer a distribuição das urnas a partir da sexta-feira (27) nos respectivos locais de votação.

>> Eleições 2020: João Campos e Marília Arraes disputam 2º turno para a Prefeitura do Recife

“Essa urna, quando chega no local de votação, passa por uma inspeção, checagem, para ver se não houve nenhum dano e todas elas serão vistoriadas até o sábado (28), véspera da eleição”, completou.

A cerimônia realizada neste sábado é pública e foi publicada no Diário Oficial.

“Ela é presidida pelos respectivos juízes eleitorais de cada zona e acompanhada também do Ministério Público, foram convidadas OAB e representantes de cada partido”, explicou.

SIGNIFICADO e DIFERENÇA entre VOTO BRANCO e NULO

Urnas eletrônicas utilizadas

Para Recife, estão sendo preparadas 2.863. Além do volume total, serão separadas 263 urnas a mais para eventuais contingências.

Já para o município de Paulista, além das 546 urnas de seções, o TRE-PE vai contar com mais 51 urnas para eventuais defeitos.

Em caso de substituição, não há perda de dados. Todos são transferidos para as urnas de contingência.