Eleições 2020

MARÍLIA ARRAES avalia participação em DEBATE na TV Jornal: ''escrever um novo capítulo na história''

Marília Arraes e João Campos, candidatos à Prefeitura do Recife, participaram de debate na TV Jornal

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 24/11/2020 às 15:20 | Atualizado em 16/03/2023 às 7:43
Yacy Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro/ JC Imagem

A candidata Marília Arraes (PT) fez um balanço da participação dela no debate da TV Jornal, que aconteceu nesta terça-feira (24).

De acordo com a petista, os eleitores puderam avaliar e verificar ''quem quer realmente mudar o Recife'', se referindo que o adversário, João Campos (PSB), fez acusações contra ela.

"Foi um momento muito importante da democracia para gente confrontar quem são os dois candidatos", disse.

"Ficou bem claro quem tá disposto a brigar, ofender, agredir, alfinetar e quem quer realmente mudar o Recife e tirar desse abandono da gestão (atual), para a gente começar um novo tempo, escrever um novo capítulo na história", falou ela.

"Vamos virar essa página. Estou muito animada, de verdade. A gente pôde falar diretamente sobre o que pensamos, inclusive se defendendo de acusações", falou a candidata.

"A Justiça está tirando algumas inserções comerciais do nosso adversário, que está nos ofendendo e agredindo. A gente sempre agiu com muita tranquilidade, pois a verdade sempre aparece’’, afirmou Marília Arraes.

Eleições pela internet?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o TSE estuda criar uma votação online para as próximas eleições.

Segundo o presidente do TSE, os estudos de um novo modelo de votação serão comandados pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

"A proposta para as eleições do futuro é para que empresas de tecnologia apresentem modelos de votação digital que possam, no futuro, substituir as urnas, que funcionam muito bem e são confiáveis", disse Barroso.

>> Marília Arraes diz que 2º turno será 'embate entre quem quer continuidade e quem quer mudança'

Porém, as urnas têm um custo elevado e uma necessidade de reposição constante, explicou Barroso.

"A cada dois anos nós precisamos repor cerca de 20% das urnas. Com o aumento do dólar, isso significa, eu diria, aproximadamente 1 bilhão de reais".

"E, portanto, para minimizar esse custo, nós estamos tentando um modelo alternativo, de preferência de voto pelo dispositivo pessoal", afirmou.

Candidatos presos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco o número de urnas eletrônicas que foram substituídas e de ocorrências registradas durante o horário da votação. Até as 16h, 2.717 urnas foram substituídas.

O número corresponde a 0,60% do contingente de 400 mil equipamentos que estão sendo utilizados nas eleições. Segundo o tribunal, 45 candidatos foram presos em flagrante por crime eleitoral.

Entenda a diferença entre votos brancos e nulos

Desafio pós-pandemia

O empresário João Carlos Paes Mendonça foi entrevistado na Rádio Jornal e falou suas visões para a capital pernambucana, diante das dificuldades causadas pela pandemia de covid-19, além dos desafios para a próxima gestão municipal, após as eleições 2020.

“O Bolsa Família, o auxílio emergencial, são importantes, mas devem ser de passagem. O importante é gerar emprego, é investir em educação. Sem educação, não há desenvolvimento”, afirmou o empresário.