
Diante do aumento dos casos de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19), as secretarias municipais de Saúde de Carpina, Lagoa de Itaenga e Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, estão investindo em ações para conter a proliferação do vírus e conscientizar a população quanto a medidas preventivas.
Lagoa de Itaenga
Em Lagoa de Itaenga, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados do boletim epidemiológico. Foram 202 pacientes infectados, sendo 176 deles já recuperados e 10 óbitos. Existem ainda 10 isolamentos domiciliares, 409 isolamentos concluídos, um caso em investigação e 32 descartados.
- Pernambuco se aproxima de 9 mil mortes pelo coronavírus
- Coronavírus: Pernambuco registra 688 novos casos
- Coronavírus: Novo procedimento da Anvisa deve acelerar registro de vacina
- Fiocruz inicia testes com BCG para combate ao novo coronavírus
- Coronavírus: Pernambuco confirma 356 novos casos e 11 óbitos
- Pernambuco registra mais 843 casos e 10 mortes por coronavírus
- Pernambuco registra 830 novos casos do coronavírus
- Pernambuco totaliza 168.880 casos confirmados e 8.794 mortes pelo coronavírus
Carpina
Na cidade de Carpina, estão sendo realizadas diversas ações para diminuir ainda mais o risco de contaminação. Entre elas está a higienização das principais ruas e praças da cidade, o uso de máscaras de proteção e outras medidas de higiene e prevenção continuam sendo orientadas. O município contabiliza 771 casos confirmados e um total de 61 óbitos.
Goiana
Em Goiana, houve um aumento de 10 registros no número de pacientes infectados nas últimas 24 horas. O boletim informou ainda 1.442 casos confirmados e 81 óbitos.
Em uma ação preventiva, a Secretária de Educação promove ciclos de debates sobre o meio ambiente. O primeiro tema será o desafio da educação ambiental na perspectiva do ensino fundamental em tempos de pandemia.
A transmissão acontece através das redes sociais da prefeitura e conta com a participação de palestrantes, especialmente convidados.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.