Covid-19

Mata Norte de Pernambuco: Confira os municípios que apresentam alta de casos do coronavírus

Devido ao aumento dos casos de Covid-19, as cidades estão realizando ações para tentar diminuir o contágio do coronavírus

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 24/11/2020 às 16:00 | Atualizado em 16/03/2023 às 10:19
Peter Ilicciev/ Fiocruz
FOTO: Peter Ilicciev/ Fiocruz

As secretarias municipais de Saúde de Carpina, Lagoa de Itaenga e Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, estão investindo em ações para conter a proliferação da covid-19 e conscientizar a população quanto a medidas preventivas.

A medida acontece após a observação do aumento dos casos de pacientes diagnosticados com o vírus.

A situação da Covid-19 em Lagoa de Itaenga

Em Lagoa de Itaenga, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados do boletim epidemiológico. Foram 202 pacientes infectados, sendo 176 deles já recuperados e 10 óbitos.

Existem ainda 10 isolamentos domiciliares, 409 isolamentos concluídos, um caso em investigação e 32 descartados.

A Covid-19 em Carpina

Na cidade de Carpina, estão sendo realizadas diversas ações para diminuir ainda mais o risco de contaminação.

Entre elas está a higienização das principais ruas e praças da cidade, o uso de máscaras de proteção e outras medidas de higiene e prevenção continuam sendo orientadas.

O município contabiliza 771 casos confirmados e um total de 61 óbitos.

A situação da Covid-19 em Goiana

Em Goiana, houve um aumento de 10 registros no número de pacientes infectados nas últimas 24 horas. O boletim informou ainda 1.442 casos confirmados e 81 óbitos.

Em uma ação preventiva, a Secretária de Educação promove ciclos de debates sobre o meio ambiente. O primeiro tema será o desafio da educação ambiental na perspectiva do ensino fundamental em tempos de pandemia.

A transmissão acontece através das redes sociais da prefeitura e conta com a participação de palestrantes, especialmente convidados.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.