Crimes eleitorais

2º turno tem compra de votos, prisão de mesária e falta de energia

Neste domingo (29), 2º turno das eleições, no Recife e Paulista, houve prisão de mesária e registros de compra de votos, boca de urna e falta de energia

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 29/11/2020 às 11:28 | Atualizado em 27/02/2023 às 8:33
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Foram registradas ocorrências de crimes eleitorais, no 2º turno das eleições 2020, que acontece neste domingo (29)

Na 114ª Zona Eleitoral, no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) solicitou a prisão de uma mesária.

A mulher trabalhava na na Escola Estadual Maria Alves Machado, na Seção n.º 99, e foi autuada por orientar eleitores a votarem em um candidato específico.

Boca de urna

Em frente ao mesmo Colégio Eleitoral, duas pessoas foram presas, por realizar aglomerações.

Além disso, foi identificado um cidadão realizando boca de urna, com distribuição de santinhos e dinheiro para eleitores.

Ele também foi encaminhado à delegacia para assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência.

>> Saiba o que pode e o que não pode no segundo turno das eleições

Para a 146ª Zona Eleitoral, também em Paulista, o MPPE, solicitou reforço do policiamento e deslocamento de ônibus do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O MPPE considerou as excessivas denúncias de compra de voto e realização de boca de urna, em frente aos Colégios Eleitorais da região.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também realizou, na 146ª Zona Eleitoral, a detenção de eleitores na Escola Gil Peres, no bairro de Pau Amarelo, pela realização de crime de boca de urna.

Falta de energia nas Eleições 2020

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) esclarece que existe falta de energia em alguns edifícios da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na 5ª Zona Eleitoral.

No entanto, as a ocorrência não está impedindo a realização de votação, considerando que as urnas eletrônicas funcionam por meio de bateria.

Técnicos foram acionados e o retorno da energia está em andamento.