SAúDE DA MULHER

Confira calendário do mamógrafo móvel em dezembro no Recife

Ações já começaram e o mamógrafo móvel percorrerá 20 pontos da capital

Confira calendário do mamógrafo móvel em dezembro no Recife

Mamógrafo móvel tem 1.200 vagas para dezembro - Foto: Divulgação/ PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), divulgou a programação de atendimento do mamógrafo móvel, no mês de dezembro.

O veículo circula em 20 pontos dos oito Distritos Sanitários da capital, acolhendo mulheres entre 50 e 69 anos. Serão disponibilizadas 1.200 vagas para realização da mamografia.

A relação dos locais por onde o mamógrafo móvel do Recife vai passar pode ser acessada aqui: https://bit.ly/2JmWwb3.

 

>> Dia de Luta contra o Câncer de Mama marca necessidade de prevenção

>> Campanha alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

>> Mulher com doença na mama faz apelo para conseguir atendimento no SUS

>> Saiba se nódulos mamários são benignos e se podem crescer

 

Marcação e prevenção à covid-19

Com o intuito de evitar a transmissão do novo coronavírus, e seguindo as recomendações do Plano de Convivência com a Covid-19, o atendimento às cidadãs deve ser previamente agendado.

As marcações são limitadas a 60 vagas e podem ser feitas de segunda a sexta, sendo 30 pela manhã, das 8h às 12h, e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h.

Para evitar aglomerações nos locais de atendimento, agentes de saúde vão identificar nas comunidades as mulheres que se encontram dentro da faixa etária de rastreio, preconizada pelo Ministério da Saúde.

Em seguida, a equipe da unidade de saúde entra em contato com as usuárias para marcar a data e horário do exame. As mulheres interessadas em fazer a mamografia também podem ir até a unidade de saúde, onde são cadastradas para solicitar o agendamento.

O uso de máscaras é obrigatório, nos locais de atendimento, e o distanciamento físico entre as usuárias deverá ser respeitado. Nos lugares onde o caminhão de mamografia estiver estacionado, haverá água, sabão e/ou álcool a 70% para higienização das mãos.

 

>> Câncer de mama também atinge cadelas e gatas

>> Conheça a história da Maria, que superou o câncer de mama

>> Dona de casa faz relato após descobrir câncer de mama durante amamentação: "100% fé" 

 

Documentos

Para fazer o exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

O resultado do exame é entregue, em até 20 dias, na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde onde é cadastrado para pegar um encaminhamento.

Balanço

Para contribuir com o diagnóstico precoce e evitar o aumento desse número, a Prefeitura do Recife disponibiliza, mensalmente, exames nos mamógrafos móveis, no Hospital da Mulher do Recife e em clínicas conveniadas.

Desde 2013, já foram realizados mais de 350 mil exames desse tipo, sendo cerca de 33 mil, em 2019. Em 2020, foi registrada uma queda, devido à pandemia, e, até julho, foram feitos mais de seis mil exames.

Cuidado com a saúde

As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.