Educação

Estudantes da rede estadual de Pernambuco não serão reprovados em 2020; entenda

A exceção, de acordo com a apuração da jornalista Margarida Azevedo, será para alunos de rede estadual que abandonarem a escola, em Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/12/2020 às 15:50 | Atualizado em 12/07/2023 às 7:53
Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem

 Os alunos das escolas estaduais de Pernambuco não serão reprovados em 2020, com exceção daqueles (as) que abandonaram os estudos.

A informação foi dada pela jornalista Margarida Azevedo, do Jornal do Commercio, em contato com o Governo de Pernambuco.

>> COVID-19: Primeiro caso de AULAS PRESENCIAIS SUSPENSAS em escola estadual de Pernambuco

Saiba o porquê dos estudantes da rede estadual de Pernambuco não serem reprovados em 2020

De acordo com a Secretária Estadual de Educação, a decisão foi tomada por conta da pandemia da covid-19.

Com isso, os alunos serão avaliados nos anos de 2020 e 2021 para verificar o aprendizado de cada um na rede estadual de Pernambuco.

Até o momento, na rede estadual de ensino, apenas os estudantes de ensino médio retornaram às aulas presenciais.

A rede estadual de ensino tem cerca de 560 mil e, aproximadamente, 180 mil alunos do ensino fundamental das escolas estaduais seguem no ensino remoto (online), pois ainda não foi autorizada a volta das aulas presenciais.

Ainda de acordo com a apuração de Margarida Azevedo, existirão regras específicas para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e os dos 3º anos do ensino médio, já que se trata de turmas que estão concluindo a educação básica. Leia mais no JC Online.

Casos de covid-19 em escolas particulares

No dia 22 de outubro, o Colégio Damas suspendeu as aulas presenciais para as turmas do 3º ano do ensino médio por 14 dias após um estudante também ser infectado com o novo coronavírus.

Um dos alunos contaminado teria participado recentemente de uma festa com outros colegas da escola.

O outro caso de covid-19 em escola particular foi no Colégio Grande Passo, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, cancelou as aulas presenciais para uma das turmas do 2º ano.

Em contato com a produção da TV Jornal, a diretora do colégio, Solange Mota, reforçou que o aluno apresentou os sintomas no mesmo dia do retorno das aulas presenciais e, por causa disso, ela acredita que o estudante não foi infectado na escola.

Protocolo contra o coronavírus para a rede estadual de Pernambuco

  • Reduzir a ocupação das salas de aula;
  • adotar revezamento de turmas, se necessário.

Distanciamento social

  • Manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino;
  • Estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário;
  • Promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.

Prevenção/proteção

  • Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua, por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade;
  • Disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso;
  • Higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos;
  • Desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.

>> Educação Pós-pandemia: Aulas remotas também foram desafio para os professores

Monitoramento e educação

  • Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores;
  • Orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br).
  • Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.

Quando começou a pandemia de Covid-19 no Brasil?