INSS

DataSenado: Maioria apoia 14º salário emergencial para aposentados

Pagamento do 14º salário beneficiaria quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/12/2020 às 11:07 | Atualizado em 04/07/2023 às 9:11
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Com informações de Agência Senado

Enquete do Instituto DataSenado mostra que 99% das pessoas consultadas concordam com a criação do 14º salário emergencial para segurados e dependentes da Previdência Social.

Isso tá acontecendo em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

>> Governo aumenta previsão do salário mínimo em 2021; saiba o valor

Maioria no Senado apoia criação de 14º salário emergencial para aposentados

O pagamento adicional é previsto no Projeto de Lei 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS).

Caso aprovada, irá beneficiar quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Aprovação do 14º salário

Para todos os participantes, o pagamento de um 14º salário é importante para o amparo social aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), durante a atual pandemia.

Além disso, 99% dos que responderam à pesquisa acreditam que o pagamento desse valor adicional contribuirá para estimular a economia.

A enquete contou com 32.820 participantes, entre os dias 1º de outubro e 2 de novembro.

Nas redes sociais, o senador Paulo Paim comentou o resultado da enquete:

“O DataSenado mostra que a maioria concorda com a criação do 14º salário para aposentados e pensionistas. O PL 3.657/2020, de nossa autoria, beneficia 35 milhões; 70% ganham um salário mínimo. Com a pandemia, a crise piorou. Uma questão de justiça”, afirmou.

Entenda o projeto de criação do 14º salário

O projeto teve origem em Ideia Legislativa apresentada por Sandro Gonçalves, advogado tributarista do estado de São Paulo, que “institui o décimo quarto salário emergencial aos aposentados, durante a pandemia”.

A ideia obteve 43.303 assinaturas de apoio, no período entre 1º a 7 de junho de 2020.

Na justificativa do projeto que apresentou a partir dessa sugestão, Paulo Paim destacou que, por conta da crise econômica e sanitária provocada pela Covid-19.

>> Projeto prevê 14º salário emergencial a aposentados e pensionistas

Tornou-se necessária a criação de gratificação natalina emergencial, a ser paga em dezembro de 2020 aos aposentados e pensionistas do INSS, leva em consideração o fato de que essas pessoas não terão o benefício anual neste mês.

Isso porque já que houve adiantamento integral do 13º salário aos segurados na etapa inicial da pandemia.

Para o senador, além de atender aposentados que fazem parte do grupo de risco, o 14° emergencial injetará recursos na economia, movimentando o comércio, no mês de janeiro de 2021.

"Essas pessoas ficarão desassistidas no mês de dezembro, já que terão utilizado o adiantamento da gratificação natalina previdenciária para quitar as suas necessidades", afirmou o senador.

"Na realidade do nosso vasto Brasil, os aposentados e pensionistas, na grande maioria, ajudam a sustentar toda a família. Antes da pandemia, mais de 10 milhões de pessoas já dependiam da renda dos idosos para viver"

Ele finalizou com: "Assim, arcam com a maior parte das despesas, socorrendo filhos e netos, tendo gastos com alimentação, vestuário, escola, transporte, remédios, luz, gás, entre outros"