CARNAVAL

'Homem da Meia-Noite' é cancelado em 2021 por causa da pandemia

"Não teremos nosso desfile oficial, infelizmente, devido à pandemia e pelo respeito à vida", disse o presidente do bloco carnavalesco

Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

O presidente do bloco carnavalesco 'O Homem da Meia-Noite', Luiz Adolpho, cancelou o desfile da agremiação em 2021 devido a pandemia da covid-19. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (9), por meio de vídeo que o próprio Luiz Adolpho gravou.

"Estou aqui para esclarecer que em 2021 não teremos o nosso desfile oficial, infelizmente, devido à pandemia e pelo respeito à vida. É preciso priorizar as vidas", enfatizou Adolpho.

>>>Mais de 100 artistas se posicionam contra pedido de cancelamento do Carnaval 2021 no Recife

>>>Vereadora propõe que carnaval de 2021 do Recife seja cancelado por conta da pandemia

Ainda de acordo com o presidente, mais detalhes serão divulgados em coletiva de imprensa no próximo sábado (12).

Assista ao vídeo completo

Nota na íntegra

O Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite cancela o desfile de 2021 devido a Pandemia da COVID-19. O presidente da agremiação, Luiz Adolpho, explicou como será o Carnaval do próximo ano para o Calunga. Mais detalhes serão divulgados numa coletiva de imprensa no dia 12/01/21 de forma on-line. A diretoria do clube agradece a compressão de todos os fãs e apaixonados pelo Homem da Meia-Noite e lembra que neste momento o mais importante é a vida.

Carnaval 2021

A realização do Carnaval do Recife no ano de 2021 se tornou o centro de uma polêmica, depois do pedido de cancelamento da festa feito em julho deste ano por Michele Collins, vereadora da capital pernambucana, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

>>>Vereadora propõe que carnaval de 2021 do Recife seja cancelado por conta da pandemia

É que artistas estão se posicionando contra a medida. Após a vereadora ter apresentado um requerimento à prefeitura, pedindo para que a festa fosse cancelada por causa do possível de contágio devido à grande aglomeração, mais de 100 artistas se posicionaram contra o pedido da parlamentar. Entre eles estão Maestro Spok, Almir Rouche e Elba Ramalho.

Nota dos artistas

Em nota, eles dizem que o requerimento é muito precoce e fora de propósito,que não foi apresentada nenhuma alternativa como shows em lives e adiamento da festa e que é preciso pensar em toda geração de renda promovida direta e indiretamente pela festa. Os artistas enviaram um pedido à Câmara de Vereadores para que a discussão tenha a participação de todos que fazem parte da festa e também que a questão só seja analisada em outubro, quando se terá uma visão mais atualizada da pandemia e dos avanços da ciência com relação à vacina.

São Paulo

Em São Paulo, o carnaval foi adiado e ainda não há data marcada, mas há uma expectativa para que a festa aconteça em junho. Outras cidades como Salvador e Rio de Janeiro estão analisando a possibilidad do adiamento.

Requerimento

A vereadora Michele Collins (PP) entrou com o pedido na prefeitura do Recife, por meio de requerimento, para que o Carnaval do Recife também seja cancelado por conta da covid-19, na última sexta-feira (24).

“É uma matéria muito importante. Não podemos aglomerar em um momento em que a saúde está em risco. Não podemos pagar para ver. Pernambuco já passa dos 80 mil casos confirmados”, disse.

Auxílio para os artistas

O Carnaval é a maior festa do calendário recifense. Os dias de comemoração do feriado movem com a economia da cidade inteira - de vendedores ambulantes e artistas até o turismo. Ou seja, cancelar o Carnaval, também é preciso pensar nas pessoas que dependem dos festejos para obter seus sustentos.

De acordo com a vereadora, uma solução nesse caso seria a promoção de um auxílio para estes profissionais. “Estamos entrando também com um pedido de auxílio às pessoas que trabalham no carnaval como artistas, empreendedores, do ramo da alimentação e turismo para ajudá-los nesta situação”, esclareceu.